Chuva e vento deixam três mortos no Rio; confira a previsão do tempo

Queda de muro matou funcionários da Cedae, navio ficou à deriva e muitas árvores caíram pela cidade; previsão para esta sexta (25) e sábado (26) é de temporal

Por Da Redação
25 out 2024, 13h35
temporal-queda-arvore-copacabana
Copacabana: Árvore de grande porte teve as raízes arrancadas e caiu na avenida Prado Júnior (CNN/Reprodução)
Continua após publicidade

As pancadas de chuva e fortes ventos que atingiram o Rio de Janeiro nesta quinta (24) provocaram mais de 140 ocorrências no estado, a maioria absoluta referente a cortes e quedas de árvores, de acordo com a Defesa Civil. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, a ventania provocou a queda de um muro, matando três funcionários tercerizados da Cedae. Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, uma parte do telhado do Partage Shopping cedeu após entupimento no sistema de drenagem do teto. Equipes da Defesa Civil foram acionadas, mas ninguém ficou ferido. Na capital, o navio mercante Abreu e Lima, que estava em reparos na Ilha do Governador, se desprendeu do cais, após o rompimento dos cabos de amarração, encalhando a cerca de 200 metros do estaleiro.

+ Três pessoas morrem em tiroteio na Avenida Brasil e Rio entra em estágio 2

Ainda nesta sexta (25), até a madrugada de sábado (26), há previsão de pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de rajadas de vento e raios em todo o território fluminense. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmert) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), com risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas pode levar à elevação dos níveis pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), que acompanha, 24 horas por dia, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos nos 92 municípios, enviando alertas, quando necessário. O Corpo de Bombeiros também está em alerta. A corporação conta com o apoio de viaturas de salvamento e resgate, ambulâncias, embarcações, drones e aeronaves, além de equipes de especialistas em desastres.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Entre os bairros da capital mais atingidos pelo temporal desta quinta (24) estavam Bangu, Grota Funda, Recreio e Jacarepaguá, na Zona Oeste; Lapa e outras áreas do Centro; Ilha do Governador e Anchieta, na Zona Norte. Na Ilha, uma árvore caiu atingindo dois veículos no Jardim Guanabara. Na Rua Prado Júnior, em Copacabana, uma árvore de grande porte teve as raízes arrancadas e caiu, atingindo um hotel do outro lado da via, que precisou ser interditada. Ninguém ficou ferido. Foram muitos os bolsões de água, prejudicando o trânsito em vários O Aeroporto Santos Dumont passou a operar à noite por instrumentos. Três voos foram cancelados e quatro alternados para outros aeroportos. Em São Gonçalo, a BR-101 foi fechada nos dois sentidos na altura do KM 302, devido à queda de cabos sobre a via. De acordo com a Arteris Fluminense, há fila de 4 quilômetros de carros que aguardam a liberação da pista em ambos os sentidos.

Confira a previsão do tempo para o fim de semana:

A previsão para esta sexta (25) indica temperaturas variando entre 24° e 32°. Espera-se ainda um aumento de nuvens pela manhã, seguido de pancadas de chuva à tarde e à noite.

No sábado (26), com a passagem de uma frente fria, a temperatura mínima prevista para Rio
cai para 22°C, e a máxima é de 30°C. A possibilidade de ocorrência de chuva é de 100%.

Continua após a publicidade

No domingo (27), o céu estará nublado a encoberto com previsão de chuva fraca a moderada a
qualquer momento. Os ventos estarão fracos a moderados.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.