Pesquisa revela que chocolate faz bem à saúde
Alimento é rico em flavonoides, substância capaz de reverter até danos causados pelo envelhecimento
Já não precisa sentir culpa quando bater aquela vontade de comer uma guloseima. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Columbia, nos EUA, e divulgada na Nature Neuroscience, o consumo de chocolate pode contribuir para a melhora na memória visual, podendo até reverter danos causados pelo envelhecimento. A explicação para isso está nos flavonoides presentes no cacau.
Geralmente encontrados em frutas e vegetais, os flavonoides possuem importantes propriedades biológicas, como ação antioxidante, antiinflamatória e antirreumática. Por isso, o consumo moderado de chocolate pode, também, reduzir problemas cardiovasculares e chances de derrame, já que possui substâncias capazes de prevenir o endurecimento dos vasos sanguíneos.
+ Os melhores brigadeiros do Rio
O neurologista Abouch Krymchantowski, especialista em dor de cabeça, explica que a ingestão regular de até 30 gramas de chocolate amargo (70% de cacau) pode ser benéfica como antioxidante e como inibidor do apetite em excesso, mas deixa um alerta: “Esqueça o chocolate ao leite, branco… Comer e beber chocolate é bom desde que o chocolate seja verdadeiro e em quantidades regulares e moderadas. Os maias já ensinavam isso há centenas de anos!”.
Aproveite!
+ COMER E BEBER 2014: os melhores endereços de comidinhas