Continua após publicidade

O amor está no mar: casal de baleias-jubarte é flagrado na orla carioca

Animais foram batizados pelo projeto Ilhas do Rio com os nomes de Rita e Roberto, em homenagem a Rita Lee e Roberto de Carvalho

Por Luiza Maia
Atualizado em 12 jun 2023, 15h37 - Publicado em 12 jun 2023, 15h37

A temporada de migração das baleias começou com um registro romântico no Rio. Na última sexta (9), um casal de baleias-jubarte foi flagrado namorando nas águas cariocas, na Zona Sul do Rio. A passagem dos animais foi celebrada e filmada pelo projeto Ilhas do Rio, que faz pesquisas e monitoramento de espécies aquáticas na região. Veja abaixo o vídeo:

+ Após 26 anos separados, hipopótamos do BioParque ganham festa de casamento

View this post on Instagram

A post shared by Projeto Ilhas do Rio (@ilhasdorio)

As baleias foram batizadas carinhosamente pelos pesquisadores de Rita e Roberto, em homenagem a um dos casais mais apaixonados da música brasileira: a cantora Rita Lee, que morreu em maio deste ano, e seu marido e antigo parceiro musical Roberto de Carvalho. Um relacionamento icônico que durou 47 anos e gerou três filhos e dois netos.

Compartilhe essa matéria via:

As baleias costumam transitar pelo litoral do Rio entre os meses de junho e agosto, quando migram da Antártica e vão em direção às águas quentes de Abrolhos, no Sul da Bahia, para se reproduzirem. Devido ao aumento da passagem de baleias nesse período, é recomendado que os barcos e motos aquáticas redobrem a atenção para evitar o risco de acidentes.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

No dia 2 de junho, uma dupla de baleias também foi flagrada na Praia da Barra, na Zona Oeste. Os animais, que deram um verdadeiro “show” ao nadar e esguichar água para o alto, foram filmados por um grupo que fazia aulas de moto aquática, com a ajuda de um drone.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.