Como os cariocas podem ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Vários locais no Rio de Janeiro recebem mantimentos, água potável, roupas, colchões e cobertores que serão levados ao RS
Uma corrente de solidariedade se formou pelo Rio Grande do Sul, que sofre com enchentes há vários dias, sem previsão de estiagem. A chuva acumulada em 15 dias no estado supera os 300 mm em muitas regiões. Algumas, como a Serra Gaúcha, acumula 700 mm de água.
+ O que já se sabe sobre caso de professor morto em assalto no Flamengo
Apesar da distância e das dificuldades em chegar ao Sul do país, é possível ajudar quem precisa levando doações até determinados pontos no Rio de Janeiro – nesse momento, alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene e limpeza são o foco das campanhas – ou até mesmo fazendo um PIX.
Veja, abaixo, como entrar na corrente de solidariedade pelo Rio Grande do Sul.
Câmara de Vereadores do Rio
Alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene e limpeza são o foco da campanha Câmara Solidária, no Palácio Pedro Ernesto. Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta, entre 9h e 19h.
Praça Floriano s/n, Cinelândia.
CRA-RJ
A sede do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, na Tijuca, está arrecadando água potável, roupas e cobertores, alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e de limpeza e rações para cachorros e gatos. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Os itens arrecadados serão levados diariamente à Base Aérea do Galeão.
Rua Professor Gabizo 197, Tijuca, próximo à estação Afonso Pena do metrô.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Cufa
A Central Única das Favelas está concentrando esforços na arrecadação de alimentos, produtos de higiene, remédios e água.
A instituição também está aceitando contribuições via PIX. Basta enviar para doacoes@cufa.org.br.
Rua Francisco Batista, 1, Madureira.
Cidade do Samba
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) abriu as portas da Cidade do Samba para receber donativos.
As doações de alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, ração para gatos e cachorros, brinquedos, roupas, cobertores e travesseiros podem ser entregues entre 10h e 18h.
Rua Rivadávia Correa, 60, Gamboa.
+ Dia das Mães: onde encomendar cestas e sobremesas para o domingo
Bosque Bar
O estabelecimento localizado no Jockey recebe mantimentos, cobertores, colchões e água potável de terça a sexta, das 13h às 18h. Também é possível se voluntariar para ajudar nas funções referentes à separação das doações e na logística das entregas.
Jockey Club. Av. Bartolomeu Mitre, 1314, Gávea
Aeroporto do Galeão
O RIOgaleão está recebendo itens de higiene pessoal, como pasta e escova de dente, fraldas, sabonete, papel higiênico e absorvente, 24 horas por dia, em dois pontos de coleta.
Entrada do prédio administrativo no RIOgaleão Cargo
Ao lado do balcão de informações do Terminal 2
Uerj
A partir desta quarta (8), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro será um dos pontos de coleta, de segunda a sexta, das 6h às 23h, e sábado, das 6h às 18h, de mantimentos para socorrer as vítimas do Rio Grande do Sul.
Os itens serão encaminhados para a base da Força Aérea Brasileira (FAB), no Galeão, e de lá serão transportados para a região atingida.
Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. O espaço destinado para a coleta está instalado no hall dos elevadores do Pavilhão João Lyra Filho.
Doações via PIX para uso imediato:
@ascendendomentes Pix 39.974.512/0001-94
@institutoculturalfloresta Pix 27.631.481/0001-90
@soudefazer Pix soudefazer.rs@gmail.com (Raphaela Sefton)
@gabriellabordasch Pix 329.966.718-13
@gabihmachado e @allanamendez Pix 31.484.871/0001-51
@ninacastanheira_ Pix loureiro.castanheira@gmail.com
@deisefalci Pix deisefalci@gmail.com
@a_crislisboa Pix 51 99730-2888 (Tiago Antunes)
@larissaughini Pix contato@larissaughini.com.br