Abraços quentinhos! As campanhas do agasalho espalhadas pelo Rio
Casacos, cobertores e gestos de solidariedade ajudam a enfrentar os dias mais frios na capital fluminense
O inverno começa neste domingo (21) e, junto com a queda das temperaturas, crescem também as iniciativas para ajudar quem mais sofre com o frio. Em diferentes pontos do Rio, campanhas de arrecadação de agasalhos, cobertores e outros itens de inverno mobilizam moradores, empresas e instituições em uma grande corrente de solidariedade.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
De casacos e meias a cobertores e leite em pó, as doações serão destinadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores de comunidades, famílias atendidas por projetos sociais e pessoas em situação de rua. Confira algumas das campanhas que estão recebendo contribuições na cidade.
Rede Windsor Hotéis promove campanha
A Rede Windsor Hotéis realiza mais uma edição da campanha “Inverno Solidário 2026”, incentivando hóspedes, colaboradores e a população a doarem roupas e acessórios de inverno em bom estado. As doações podem ser feitas até o dia 30 de junho. Entre os itens aceitos estão casacos, blusas, calças, meias, cachecóis, cobertores e outras peças adequadas para os dias frios.
No Rio de Janeiro, as arrecadações serão destinadas aos moradores da comunidade Santa Marta, em Botafogo, por meio da Escola de Artes do Spanta, projeto apoiado pela rede. Segundo Vitor Almeida, gerente de Marketing da Rede Windsor Hoteis, a iniciativa já faz parte do calendário de responsabilidade social da empresa. “Entendemos que a hospitalidade vai além de receber bem: ela também se traduz em acolhimento, empatia e compromisso”, afirma.
Pontos de arrecadação
- Windsor Florida — Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo
- Windsor Barra — Avenida Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca
- Windsor Excelsior — Avenida Atlântica, 1800, Copacabana
- Windsor Guanabara — Avenida Presidente Vargas, 392, Centro
Até: 30 de junho
Arquidiocese arrecada agasalhos para pessoas em situação de rua
A Arquidiocese do Rio de Janeiro também está mobilizada para aquecer o inverno de quem mais precisa. A campanha recebe cobertores, meias, toucas, casacos, calças e outras peças em bom estado que serão distribuídas a pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social atendidas por iniciativas da Igreja.
As doações podem ser entregues em qualquer paróquia da Arquidiocese ou nos seguintes pontos de coleta:
- Catedral Metropolitana — Avenida República do Chile, 245, Centro
- Instituição São Martinho — Rua Riachuelo, 7, Centro
- Paróquia Santa Margarida Maria — Rua Frei Solano, 23, Lagoa
Além dos itens físicos, também é possível contribuir financeiramente para apoiar as ações da campanha.
RioSolidario une Copa do Mundo e solidariedade
Aproveitando o clima da Copa do Mundo, o RioSolidario lançou a campanha “Inverno Solidário 2026” com uma proposta diferente: transformar encontros para assistir aos jogos em oportunidades para arrecadar doações. A campanha recebe cobertores novos ou em bom estado e leite em pó, itens que serão destinados a instituições cadastradas e que atendem mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua.
A arrecadação acontece até o dia 30 de julho.
Serviço
- O que doar: cobertores e leite em pó
- Endereço: Travessa Euricles de Matos, 17, Laranjeiras
- Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
- Período da campanha: até 30 de julho
Antes de doar, vale conferir se as peças estão limpas e em boas condições de uso. Agasalhos, cobertores e acessórios de inverno podem fazer a diferença para milhares de pessoas durante os meses mais frios do ano.
Mais do que uma peça de roupa, cada doação representa acolhimento, conforto e cuidado para quem enfrenta o inverno em situação de vulnerabilidade.





