Continua após publicidade

Campanha Natal Sem Fome completa 30 anos. Saiba como ajudar

Evento feito pela Ação da Cidadania no Aterro do Flamengo, na manhã de domingo (15), marcou o lançamento da campanha

Por Luiza Maia
Atualizado em 16 out 2023, 14h10 - Publicado em 16 out 2023, 13h52

A iniciativa Natal sem Fome, considerada a maior campanha solidária de arrecadação de alimentos da América Latina, completa trinta anos de existência com ainda mais esperança para espalhar em 2023. O lançamento da campanha deste ano, com o slogan “Neste Natal, o melhor presente é a sua solidariedade”, foi feito neste último domingo (15), no Aterro do Flamengo.

+ O sol veio para ficar? A previsão do tempo no Rio após feriado chuvoso

Mais de 300 comitês que integram a rede de voluntários da Ação da Cidadania no Rio fizeram uma manifestação para alertar sobre a fome e o vazio no prato que afeta tantos brasileiros. No país, há 33 milhões de pessoas que vivem sem saber o que vão comer diariamente. Os lares com crianças menores de 10 anos são os mais afetados.

A ação na manhã de domingo (15) contou com brincadeiras para as crianças e um espaço pet-friendly. A equipe de Agroecologia da ONG também distribuiu mudas e plantas comestíveis para quem passou pelo evento. A iniciativa fez ainda um alerta sobre os efeitos prejudiciais dos agrotóxicos usados na produção de alimentos, principalmente na saúde das crianças.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O Natal sem Fome surgiu em 1993 por iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. No mesmo ano, foi criada a Ação da Cidadania, que já distribuiu mais de 55 mil toneladas de alimentos para 26 milhões de pessoas. As histórias dessas três décadas de atuação são contadas no recém-lançado livro “Cidadania: a Fome das Fomes”.

“Em 30 anos, tudo mudou, mas o tamanho e a dor da fome são as mesmas. Betinho nos ensinou que o melhor presente de Natal é a solidariedade, mas toda a sociedade precisa estar disposta a fazer a diferença na vida de quem, hoje, não tem o que comer”, ressalta Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho do sociólogo.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Segundo o presidente, além das cestas básicas, as famílias atendidas pelo projeto receberão exemplares do livro infantojuvenil Muito Prazer, sou o Betinho. “Para que desde cedo as crianças saibam que todo mundo tem um Betinho dentro de si”, explica Daniel.

O conceito criativo da campanha, que faz uma viagem por dentro do imaginário infantil, foi elaborado pela Artplan e da artista plástica e carnavalesca Rosa Magalhães. As doações podem ser feitas por meio da página oficial da iniciativa (www.natalsemfome.org.br) ou pelo PIX: doe@natalsemfome.org.br.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.