Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Botafogo ganha novo espaço cultural

Galeria Alliance Verte será inaugurada nesta quarta (22) com exposição de fotos

Por Thaís Meinicke Atualizado em 5 dez 2016, 14h27 - Publicado em 21 Maio 2013, 13h42

Nesta quarta (22), o Rio ganhará um novo espaço para exposições: abre as portas em Botafogo a Galeria Alliance Verte, na nova sede verde da Aliança Francesa, primeiro prédio sustentável do grupo no mundo. A mostra de estreia, intitulada Usina, reúne fotos que documentam um trabalho artístico feito em conjunto entre artistas franceses e brasileiros.

A exposição é o registro fotográfico de Clarissa Pivetta sobre a transformação de uma fábrica em Macaé em uma galeria a céu aberto. O projeto foi realizado por meio de um intercâmbio cultural franco-brasileiro com artistas urbanos e suas intervenções artísticas dentro da central elétrica EDF Norte Fluminense. Participaram do trabalho os artistas franceses Lazoo, Shaka, Speedy Graphito e RCF1, ao lado dos brasileiros Alexandre Orion, Bruno Big, Marcelo Ment e Márcio Piá. A fotógrafa passou os últimos três anos registrando o passo a passo do processo que transformou o espaço.

Exibida pela primeira vez durante o Paris Hip Hop Festival, em julho de 2012, a exposição fica em cartaz no Rio até o dia 2 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. Além da exposição de fotos, também será lançado um catálogo com registros visuais das intervenções, a ser distribuído na inauguração do evento. O projeto também resultou em um documentário com imagens e depoimentos dos artistas e funcionários da usina. Veja abaixo:

[—V—]

Continua após a publicidade
Publicidade