Borel recebe obras de arte na casa dos moradores

Projeto Boreart pinta muros da comunidade com grafites e leva obras a casa de moradores até o dia 26 de junho

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 jun 2017, 14h00 - Publicado em 3 jun 2013, 19h28
Corpo-Cristina_Silva-Gabi_Nehring_Fotos_15.jpg
Corpo-Cristina_Silva-Gabi_Nehring_Fotos_15.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Antes tomado pelo poder dos traficantes, o Borel foi transformado em um museu a céu aberto. Idealizado por cinco jovens moradores da comunidade, o projeto BoreArt leva obras de artistas brasileiros até o dia 26 de junho para dentro de quatro casas do Borel, na Rua Nova. O local, um dos ícones do tráfico na comunidade, foi transformado em um corredor artístico e decorado pelos artistas Marcelo Eco, Coletivo Gráfico, Mario Bentes, Trop e VTR TJK, que estilizaram os muros e fachadas com gratites.

Durante o período, moradores e visitantes podem conhecer obras como Chuva, do coletivo multimídia Chelpa Ferro. A instalação, formada por uma árvore com favas secas que produz som idêntico ao barulho da chuva com a vibração mecânica provocada por um pequeno motor, está exposta na casa da moradora Luciene Brito e de sua filha Cristina. Já a parede de entrada da casa da moradora Debora Alves recebeu duas das seis fotos da série Des.Compressão.1973., do artista plástico luso-brasileiro Artur Barrio. Todas as casas que receberam as obras do projeto receberam pequenas reformas estruturais.

O BoreArt é realizado através de uma parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM) e com apoio da Agência de Redes para Juventude, idealizada pelo produtor cultural Marcus Faustini, que leva centros de discussão e desenvolvimento de propostas a áreas pacificadas. Em cada comunidade, as melhores propostas recebem R$10 mil para a concretização dos projetos.

Corpo-Geraldo_Souza-Gabi_Nehring_Fotos_10.jpg
Corpo-Geraldo_Souza-Gabi_Nehring_Fotos_10.jpg ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.