Continua após publicidade

“Bom senso” resolverá crise hídrica no Sudeste, afirma Pezão

Audiência de conciliação entre São Paulo, Rio e Minas está marcada para o fim do mês

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 12h35 - Publicado em 10 nov 2014, 17h04

 

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse nesta segunda-feira (10) que acredita num “consenso com bom senso” para resolver a crise hídrica pela qual passa São Paulo. Ele citou a audiência de conciliação sobre o abastecimento do Sistema Cantareira, marcada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux para o fim desse mês, como um caminho para se chegar a um acordo entre Rio, São Paulo e Minas Gerais acerca da captação de águas do Rio Paraíba do Sul, que banha os três Estados.

“Estamos aguardando a nota técnica da Agência Nacional de Águas [ANA] sobre o assunto. A mesa de entendimento é o melhor lugar pra chegarmos a um denominador comum, já que o rio é de regulação federal”, afirmou Pezão.

+ Com seu estilo caipira de ser, Pezão assume o governo do Rio

Continua após a publicidade

Foram convidados representantes da ANA e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O ministro convocou a reunião ao determinar a proibição à ANA de autorizar o Estado de São Paulo a realizar as obras para a captação.

A ação era do Ministério Público Federal, que argumentou que as manobras oferecem riscos ao meio ambiente e à vida da população dos três Estados. Para o MP, as intervenções devem ser precedidas de estudos de impacto ambiental do Ibama e consulta pública à sociedade (com Estadão Conteúdo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.