Cadmicro: bikes elétricas e autopropelidos terão de ser cadastrados

A fiscalização será feita em vias e na malha cicloviária por agentes da Seop, CET-Rio, Guarda Municipal e secretaria municipal de Transportes

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 26 ago 2026, 12h51 | Atualizado em 26 ago 2026, 14h37
Bicicleta elétrica
Bicicletas elétricas e autopropelidos: Rio cria cadastro para os veículos e amplia fiscalização (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Continua após publicidade
Cadmicro: bikes elétricas e autopropelidos terão de ser cadastrados Priorizar nos meus resultados Google

Novas regras entram em vigor para o uso de bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual autopropelidos na cidade. A publicação foi festa na terça (25), no Diário Oficial.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Foi criado o Cadastro de Microequipamentos Eletrificados (Cadmicro) — cujo passo a passo para incrição ainda será divulgado. A norma também regulamenta a fiscalização desses veículos. Para isso, foi desenvolvido um dinamômetro para aferir velocidade e características técnicas dos equipamentos.

A medida busca adequar a fiscalização às normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), segundo o secretário municipal de Ordem Pública.

Continua após a publicidade

Em abril, houve uma primeira tentativa de regulamentação — porém, o Detran-RJ destacou que as medidas não poderiam ser cumpridas por estarem em conflito com as determinações federais.

Continua após a publicidade

A fiscalização será feita em vias e na malha cicloviária por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), CET-Rio, Guarda Municipal e secretaria municipal de Transportes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 29,90/mês