Continua após publicidade

Bicentenário de Martins Pena é lembrado com programação cultural

Data é lembrada em exposição, seminário e peça. Mas a escola que leva seu nome, em crise, fará um modesto sarau

Por Heloiza Gomes
Atualizado em 2 jun 2017, 12h22 - Publicado em 31 out 2015, 00h00

O diplomata, dramaturgo e crítico teatral Luís Carlos Martins Pena (1815-1848) viveu pouco — apenas 33 anos —, mas revolucionou o teatro ao introduzir a comédia de costumes no Brasil. Considerado o Molière (1622-1673) brasileiro, o autor carioca retratava a sociedade e suas instituições da época abordando temas como a carestia, a corrupção das autoridades públicas e a exploração religiosa. Assuntos ainda atuais (basta acompanhar o noticiário), mesmo depois de 200 anos do nascimento de Pena, completados no dia 5 de novembro.

Escola Martins Pena
Escola Martins Pena ()

Para comemorar a data, o Sesc promove o evento Martins Pena: 200 Anos de Histórias (confira abaixo), com exposição, teatro e seminários. Já a instituição que leva seu nome, Faetec Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, luta para superar a crise que atravessa e homenagear o autor, que também é patrono da Academia Brasileira de Letras. “Vamos fazer um sarau ainda em novembro”, promete o diretor Marcelo Reis, que assumiu o cargo em agosto, em meio ao caos que ia da falta de professores à má conservação do casarão onde a escola funciona desde 1950. Segundo Reis, os problemas estão sendo sanados. Professores de outras instituições foram chamados para que o ano letivo pudesse ser concluído e haverá concurso público. Também estão nos planos a construção de dois andares no anexo (inaugurado em 2007), a restauração do casarão, o aumento no número de alunos, de 250 para 450, e a abertura de cursos, entre outras medidas. Tomara que na próxima efeméride envolvendo o escritor a casa que leva seu nome consiga comemorar com toda a pompa.

Infografico
Infografico ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.