Baleias à vista! Niterói terá passeio de barco para observação marinha
Projeto com previsão para começar em junho tem o objetivo de incentivar a preservação das espécies marinhas
A partir do dia 15 de junho, os turistas que passarem por Niterói, na Região Metropolitana, poderão aproveitar um passeio de barco para observar baleias, golfinhos e outras espécies marinhas. A novidade é promovida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) em parceria com o projeto Amigos da Jubarte, do Instituto O Canal. Desde 2022, o grupo tem realizado expedições para saber como ocorre a distribuição e o avistamento dos cetáceos e outros animais marinhos na região.
+ Apenas 3% do lixo despejado na cidade é aproveitado para reciclagem
Uma das principais atrações será a observação das baleias jubarte, espécie que se reproduz em águas brasileiras entre junho e novembro. Cerca de 20.000 baleias passam pela costa do país nesse período. São animais aquáticos migratórios e facilmente identificáveis, com suas acrobacias e nadadeiras peitorais que alcançam um terço do comprimento total do corpo.
Além das baleias e golfinhos, que são a “cereja do bolo”, os turistas poderão ter contato com tartarugas marinhas, peixes, aves, entre outras espécies comuns na costa do estado. “Teremos sempre um pesquisador a bordo, tanto para gerar conhecimentos de pesquisa, quanto para certificar que a legislação de interação com os cetáceos e os procedimentos de segurança no mar estão sendo seguidos”, reforça Thiago Ferrari, coordenador geral do Amigos da Jubarte, que também tem o papel de capacitar as agências responsáveis pelos passeios.
“O turismo de observação natural é uma ferramenta importante para preservação desses animais. Desta forma, conseguimos sensibilizar as pessoas por meio de informações e materiais entregues durante o passeio, para que essas pessoas ajudem a difundir os valores de educação ambiental e virem aliados nessa causa”, afirma Ferrari.
A iniciativa é uma forma de gerar emprego e renda na cidade de forma ecológica, com baixo impacto ao meio ambiente. Estima-se que essa forma de turismo movimenta R$ 15 bilhões ao redor do mundo. Só no Brasil, de acordo com o Instituto Baleia Jubarte, o impacto econômico é de quase R$ 500 milhões por ano.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Para colocar o projeto em prática, a prefeitura pretende envolver pessoas ligadas ao trade de turismo, empresários e ambientalistas.“O desenvolvimento do turismo sustentável em Niterói, por meio da observação de baleias e outros ativos da fauna marinha, vem despontando como mais uma oportunidade, e está em consonância com o foco no desenvolvimento do Ecoturismo em Niterói, podendo gerar emprego, renda e desenvolvimento para a cidade”, afirma o presidente da Neltur, André Bento.
Os interessados em realizar o passeio poderão conferir mais informações e realizar o agendamento pelo site www.queroverbaleia.com, que também será transformado em aplicativo.