Continua após publicidade

Apenas 3% do lixo despejado na cidade é aproveitado para reciclagem

O entulho de construções clandestinas abandonado em áreas controladas pelo tráfico e pela milícia faz parte do problema

Por Redação
15 abr 2024, 13h30

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) constatou que 36,71% do lixo doméstico e do material recolhido nas ruas, que são descartados nos aterros sanitários, poderiam ser reaproveitados. Com números semelhantes aos do Brasil, o Rio reaproveita apenas 3% de todo o seu lixo, incluindo resíduos das inúmeras obras realizadas na cidade.

+ “Meio selvagem”: o tocante texto de Roseana Murray após ataque de pitbulls

O número é muito baixo, no momento em que a importância e a conscientização sobre a reciclagem aumentam ao redor do planeta. No Rio, uma grande quantidade de vidros, plásticos e papéis vão para os aterros em vez do reaproveitamento.

Compartilhe essa matéria via:

O comportamento da população é apontado pela Comlurb como um desafio grande para a limpeza da cidade. A empresa informa que mantém nas escolas da rede pública e nas comunidades um programa de educação ambiental para tentar mudar a cultura da população em relação ao lixo. O entulho de construções clandestinas abandonado em áreas controladas pelo tráfico e pela milícia, assim como despejo de lixo em áreas de risco, são exemplos do tamanho do problema que se tem para resolver.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, diz que, desde 2022, já foram inaugurados mais de 50 ecopontos para que os moradores possam deixar seu lixo nas comunidades, onde as pessoas não têm espaço em casa para acomodar o lixo. O programa Lixo Zero, com multas que podem passar de R$ 10.000,00 para quem joga lixo em locais impróprios, dependendo do volume, registra uma inadimplência recorde de 81%.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.