Continua após publicidade

Baleia jubarte de 13 toneladas é encontrada morta na Região dos Lagos

Animal estava encalhado na areia da Praia do Boqueirão, em Saquarema. Causa da morte é desconhecida

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jun 2022, 15h34

Uma baleia jubarte pesando aproximadamente 13 toneladas foi encontrada manhã de quinta (9) morta na Praia do Boqueirão, em Saquarema, município da Região dos Lagos do Rio. Segundo a Guarda Ambiental da cidade, que foi acionada ao local, o jovem animal encontrado na areia tinha aproximadamente 1 ano de idade e 8,4 metros de cumprimento.

+ Ação com denúncia de maus-tratos a girafas fica parada por mais de um mês

A Secretaria de Serviços Públicos de Saquarema foi responsável pela remoção e sepultamento do animal, levado para um aterro sanitário. Integrantes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua/Uerj), também estiveram presentes no local e coletaram material para investigar a causa da morte da baleia.

O deslocamento da espécie é comum entre os meses de junho e agosto – período em que o animal costuma deixar as águas geladas da Antártida em busca de um recanto mais quente, encontrando em Abrolhos, no Sul da Bahia, uma temperatura ideal para se reproduzir. Neste percurso, algumas baleias podem acabar sofrendo desvios e acidentes.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Em 2021, somente no segundo semestre do ano, pelo menos três baleias morreram no litoral do estado. No mês de julho, uma baleia encalhou na praia do Leme, na Zona Sul, e não conseguiu ser resgatada pelos bombeiros. Em agosto, uma jubarte também foi encontrada morta, desta vez em São Conrado, comovendo banhistas da região.

Outra baleia encalhada também foi observada por banhistas em outubro, na praia do Farol, em Arraial do Cabo. Ela chegou a ser devolvida cinco vezes ao mar, mas voltou à areia e acabou não resistindo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.