Com ConecteSUS fora do ar, saiba como baixar o comprovante de vacina pelo site da prefeitura
Documento é obrigatório para entrada em espaços coletivos da cidade, como museus, casas de shows, pontos turísticos e outros
Após ter sofrido um ataque hacker na última sexta (10), o site do Ministério da Saúde ConecteSUS – que disponibiliza os comprovantes de vacinação contra a Covid-19 – continua fora do ar. No entanto, para entrar nos locais coletivos onde o certificado é obrigatório, os vacinados no município do Rio podem acessar o documento por meio do portal minhasaude.rio, disponibilizado pela prefeitura.
+ Fiocruz inaugura unidade de pesquisa para monitorar variantes da Covid
O passaporte da vacina deve ser apresentado para o acesso de locais da cidade como museus, teatros, cinemas, exposições, parques de diversões, pontos turísticos, entre outros. Segundo o último decreto da prefeitura, o documento também passou a ser exigido em bares, restaurantes, casas de shows e hotéis, tanto para os cariocas, quanto para os turistas.
Veja o passo a passo para baixar o comprovante:
1. O usuário deve acessar o site e clicar na aba “Minha Saúde Rio”, onde aparecerá um campo para inserir o login e a senha. Caso não seja cadastrada, a pessoa deve clicar no botão “Cadastre-se”.
+Calendário da vacina: Rio dá continuidade à imunização contra a gripe e a Covid
2. Para realizar o cadastro, é preciso informar o CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Após preencher os dados e clicar em “Próximo”, uma nova página será aberta, onde será necessário colocar o número de seu telefone celular, e-mail e cadastrar uma senha. Depois de confirmar em “Finalizar Cadastro”, basta checar o e-mail cadastrado para validação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
3. Após criar a conta, o usuário poderá entrar no portal por meio do seu CPF e da senha e será encaminhado para uma nova página. Para ver os comprovantes de vacinação, é necessário clicar em “Vacinas”. Neste campo, serão mostradas as informações sobre a aplicação das doses contra a Covid-19.
Caso alguma dose não esteja registrada no site, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que o usuário retorne ao posto de saúde onde foi vacinado para verificar, ou entre em contato pelo e-mail suporte.smsrio@gmail.com.