Continua após publicidade

Calendário da vacina: Rio dá continuidade à imunização contra a gripe e a Covid

Cariocas a partir de 57 anos que tomaram a segunda dose há três meses ou mais podem retornar aos postos de saúde para receber a dose de reforço

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 dez 2021, 12h25 - Publicado em 13 dez 2021, 12h17

Após retornar na última sexta (10), a vacinação contra a gripe segue nos postos de saúde do Rio nesta semana para todos com mais de 6 meses de idade. Já a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 será destinada de segunda (13) a sábado (18) para os cariocas a partir de 57 anos que tomaram a segunda dose há três meses ou mais. Pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose com cinco meses ou mais de intervalo também podem retornar aos postos.

+ Montada com frascos de vacina, árvore de Natal em Santa Teresa bomba na web

A primeira dose contra a Covid continua sendo aplicada para pessoas a partir de 12 anos que ainda não se vacinaram contra a doença. Quanto à segunda, as unidades seguem vacinando conforme o intervalo de cada fabricante – doze semanas para AstraZeneca, 28 dias para Coronavac e 21 dias para Pfizer. Segundo o Painel Covid-19 da prefeitura, 92% da população com 12 anos ou mais já recebeu as duas doses ou dose única da vacina e 99,9% tomou a primeira ou dose única.

Diante do aumento de casos de gripe pelo vírus Influenza A, o município abriu novos postos para o atendimento dos infectados na última semana. Na sexta (10), foi inaugurado o terceiro centro para os pacientes com síndrome gripal na Vila Olímpica Felix Miele Venerando, em Honório Gurgel, na Zona Norte. O primeiro foi aberto na quarta (8) na Vila Olímpica do Alemão, em Ramos, e quase chegou a 500 atendimentos no primeiro dia. Outro também foi inaugurado no Parque Olímpico, na Barra, na quinta (9).

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

As unidades têm capacidade para atender 1 000 pacientes diariamente. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda estuda a abertura de mais dois polos de atendimento na cidade. Os centros funcionam todos os dias, das 8h às 17h, e também realizam testagem para Covid-19, já que os sintomas entre as doenças são muito semelhantes, como febre, tosse, coriza, dor de cabeça, dor do corpo, entre outros.

De acordo com dados da SMS, 23 000 casos de gripe foram registrados nas últimas semanas no município.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.