Mercado reaquecido: ArtRio recebe mais de 8 mil pessoas na Marina

Galerias comemoram bons resultados da edição presencial. Programação on-line segue até domingo (25)

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 19 out 2020, 12h23 - Publicado em 19 out 2020, 11h47
ArtRio: 450 pessoas puderam visitar as galerias simultaneamente (ArtRio/Divulgação)
Continua após publicidade

A edição que marcou os dez anos da ArtRio terminou neste domingo (18). O evento, que aconteceu na Marina da Glória, reuniu 49 expositores, entre galerias e instituições. Galeristas comemoram a participação na primeira feira de arte realizada no novo formato, seguindo todos os protocolos de segurança, e o aquecimento do mercado de arte.

+ A programação dos teatros que voltaram a receber o público

Primeira feira de arte do mundo realizada no formato híbrido, mesclando programação presencial e on-line, a ArtRio finalizou as exposições na Marina da Glória neste domingo (18) e considera o novo formato um grande sucesso.

+ Museu Casa do Pontal se despede do Recreio com exposição do acervo

Ao longo de cinco dias, 8 100 visitantes circulam pelo pavilhão principal do espaço, eguindo todos os protocolos de segurança para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Foram 49 expositores, entre galerias de arte e instituições. O número de visitantes foi limitado a 450 pessoas simultâneas, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

Continua após a publicidade

“Realizar a ArtRio em 2020 foi um grande desafio e uma grande vitória para todo o mercado. Nosso foco, desde o início, foi na segurança e na organização, o que tornaram a feira presencial possível. Foi um marco para a nossa história e também para a retomada do mercado”, diz Brenda Valansi, presidente da ArtRio.

Brenda Valansi, de roupa colorida e máscara facial, na ArtRio de 2020
Brenda Valansi: decisão de manter a edição presencial foi acertada (ArtRio/Divulgação)

Até sábado (17), o Museu de Arte do Rio já tinha recebido a doação de mais de vinte obras compradas nas galerias.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“Falar e empreender em arte é um ato de coragem no Brasil. Fazer a feira foi um importante ato de coragem para arte nacional. Para o Instituto foi ótimo. Muita troca de ideias e conhecimento, além de muitas vendas e encomendas de obras. Uma oportunidade incrível para revelar artistas jovens e reforçar o trabalho de outros jovens”, aponta Roched Seba, do Instituto Vida Livre.

+ Exposição na Gávea marca centenário de Amilcar de Castro

Continua após a publicidade

A versão on-line continua até o próximo domingo (25), com a participação de 71 galerias e instituições. Na agenda, estão palestras, conversas, visitas guiadas e performances.

Entre terça (13) e sábado (17), o site da ArtRio contabilizou 300 mil pageviews. Houve acessos nos Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Portugal, por exemplo.

“Foi uma surpresa o número de visitantes e também de vendas. A feira estava segura, colecionadores importantes circularam pelo evento. Tivemos importantes vendas e vendas também para instituições. Tudo funcionou – e Brenda Valansi teve muita coragem e visão em realizar essa feira enquanto todas as outras foram canceladas em 2020”, afirma o galerista Jaime Vilaseca.

Continua após a publicidade

+ Maria Ribeiro: “Descancelando 2020”

“Os resultados foram bastante positivos, tanto em vendas quanto em contatos institucionais. O formato menor, com gente que realmente queria ver arte, contribuiu para que bons negócios acontecessem, antes mesmo da feira abrir e também no decorrer do evento. Não nos sentimos em nenhum momento expostos a nada em termos de segurança sanitária”, complementa Janaína Torres, também galerista.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.