Continua após publicidade

Como ficarão os Arcos da Lapa após as obras de revitalização na região

Iniciadas em março pela prefeitura, as obras devem terminar no início de junho, recuperando o tom branco original da construção

Por Redação
Atualizado em 5 Maio 2022, 15h07 - Publicado em 5 Maio 2022, 15h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ícone do boêmio bairro carioca, os Arcos da Lapa estão na reta final das obras de revitalização, iniciadas em março deste ano pela Prefeitura do Rio. Nesta quarta (4), começou a última etapa de manutenção do patrimônio, que passará por raspagem, limpeza e aplicação de cal. A previsão é que os Arcos estejam de cara nova e com um tom de branco intenso no inicio de junho. 

    Publicidade

    + Já colocaram a cerveja para gelar? Zeca é confirmado na Grande Rio em 2023

    Publicidade

    Com orçamento de R$ 1,3 milhão, a reforma começou com a retirada de pichações e do limo formado em certos trechos do local, provocado pela umidade das chuvas. Para dar conta de toda a estrutura dos arcos, a ação conta com trabalhadores em andaimes, além de um grupo de alpinistas industriais, pendurados a mais de 17 metros do chão para alcançar as extremidades do monumento. E o trabalho é extenso: a construção possui cerca de 270 metros de comprimento e 18 metros de altura, tendo 42 arcos plenos.

    As obras dos arcos são feitas de cima para baixo, de forma simultânea nos dois lados. A área de entorno também tem sido revitalizada pela Secretaria de Conservação, como o pavimento da Praça Cardeal Câmara e o passeio em pedras portuguesas ao redor.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Em vez de tinta, para evitar a deterioração da estrutura por trás da pintura, a cor branca aplicada vem do cal virgem. A técnica é a mesma usada na época de construção do antigo aqueduto e ajuda a manter as características originais do patrimônio.

    “Os Arcos não passavam por uma revitalização desse porte há mais de cinco anos. Estamos trabalhando em um bem tombado, que é muito amado pelos cariocas e uma das atrações mais visitadas por turistas do mundo inteiro”, diz a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, sobre a construção inaugurada em 1970.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Conhecido popularmente como os Arcos da Lapa, o Aqueduto da Carioca foi erguido para levar a água das nascentes do Rio Carioca até o chafariz do Largo da Carioca, com objetivo de abastecer a população. Desde 1896, ele serve como trajeto para o famoso Bondinho de Santa Teresa.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.