Continua após publicidade

Aplicativo narra a rotina carioca no século XIX e no início do XX

A Casa da Marquesa de Santos, em obras para virar o Museu da Moda, em São Cristóvão, lança app sobre os costumes dos séculos passados

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h24 - Publicado em 3 out 2015, 01h00

Era muito bonita e tornou-se uma das amantes mais conhecidas do país. Tinha como nome de batismo Domitila de Castro Canto e Melo, mas ficou famosa como a marquesa de Santos, que namorou o imperador dom Pedro I, então casado com Maria Leopoldina da Áustria. Endereço de Domitila no Rio, erguido em 1826, a Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, está em obras e vai se transformar no Museu da Moda Brasileira, com expectativa de abertura em 2017. Enquanto não se encerram os trabalhos, a Secretaria Municipal de Cultura se vale da internet para movimentar a instituição. Há duas semanas, disponibilizou um aplicativo para smartphones e tablets com informações, fotos e ilustrações que, além de mostrar como a dona da residência sempre esteve ligada à vanguarda política e cultural, oferecem um panorama dos usos e dos costumes da época. A curadoria é do historiador Paulo Rizzotti, e os internautas poderão ver detalhes sobre vestuário, acessórios e objetos que revelam o dia a dia de um tempo em que a cidade era a capital do Império, com destaque para personagens como o visconde de Sapucaí, que residiu naquela casa entre 1838 e 1843. Em 1872 ele virou marquês, dando nome à rua que desde os anos 70 do século XX recebe os desfiles das escolas de samba. “Moda significa memória, identidade. Nosso estado tem ótimos estilistas, uma indústria têxtil expressiva, e merecia mesmo esse museu”, disse a secretária estadual de Cultura, Eva Doris Rosental, no dia da apresentação da novidade. O aplicativo traz ainda um roteiro de São Cristóvão, com opções de lazer e pontos de educação e de esporte. Ao lado, três exemplos de telas do app.

São Cristóvão em 1906
São Cristóvão em 1906 ()
Visconde de Sapucaí
Visconde de Sapucaí ()

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.