Continua após publicidade

Animais marinhos raros são flagrados em expedição na Baía de Guanabara

Biólogos do Instituto Mar Urbano já flagraram, fotografaram e filmaram em alta resolução exemplares do polvo-pigmeu e da raia treme-treme

Por Da Redação
Atualizado em 17 jul 2023, 14h59 - Publicado em 17 jul 2023, 14h55

Para além das baleias e golfinhos que, principalmente nesta época do ano, dão mais vida à Baía de Guanabara, um sem número de animais marinhos está fora do foco que quem observa suas águas. Cavalos-marinhos, tartarugas-verdes, peixes-pedra e peixes-morcego, assim como espécies raras, como o polvo-pigmeu e a raia treme-treme, têm sido encontrados, fotografados e filmados em alta resolução por biólogos em mergulhos semanais desde o início do ano.

+ Em guinada sustentável, antigo aterro sanitário vira usina de energia solar

É a primeira vez que o fundo da baía é registrado desta maneira, em expedições do projeto Águas Urbanas, do Instituto Mar Urbano. As espécies marinhas resistem à poluição – por dia, são despejados ali quase 100 toneladas de lixo – e enchem o mar de cor e movimento. Também foram observados de perto bancos de corais e esponjas.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“O objetivo é abrir a janela do fundo do mar. Queremos mostrar para a sociedade que, mesmo em meio à poluição, o meio ambiente resiste. O foco principal é a educação, tornar públicas as riquezas ocultas da Guanabara”, disse ao jornal O Dia o biólogo e fotógrafo Ricardo Gomes, de 55 anos, que é diretor do Instituto Mar Urbano e mergulha há 40 na Baía de Guanabara.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.