Continua após publicidade

Almanaque Carioquice: edição 2022 destaca a diversidade do Rio em roteiros

Quinta edição, que será lançada no dia de São Sebastião, tem como objetivo honrar título de cidade gay friendly

Por Da Redação
Atualizado em 21 jan 2022, 17h53 - Publicado em 17 jan 2022, 16h31

A diversidade é o grande tema do Almanaque Carioquice 2022, que será lançado na próxima quinta-feira (20), dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade do Rio. Além de dar dicas de vários passeios e cantos que são a cara da cidade, assim como sugestões gastronômicas e espaços revitalizados nos últimos dois anos, esta quinta edição destaca uma curiosidade: o lançamento, no dia 28 de junho de 2021 (Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+), do Patrimônio Cultural Carioca do Circuito da Diversidade. O roteiro é sinalizado por uma série de placas contendo nomes de lugares ou personalidades gays que marcaram espaços da cidade com suas atuações. O objetivo foi honrar o Rio como o título de cidade gay friendly.

+ Roupa nova: praias do Rio ganham novas barracas após oito anos 

O Almanaque Carioca informa também que está prevista a instalação, no Rio, de novas placas em homenagem a pessoas como Madame Satã, primeira travesti artista do país; ao jornal “Lampião da Esquina” e à “Casa Darling”, antiga morada coletiva de pessoas trans. A ideia é apresentar pessoas diversas, todas sendo retratadas sob o ângulo da inclusão, do acolhimento, da generosidade. É mostrar ao leitor a pluralidade cultural e comportamental do carioca e do povo que o cerca.

O Circuito da Diversidade identifica espaços como o Cabaret Casanova (Avenida Mem de Sá, 25, Centro). Aberto em 1937 sob a designação de Viena Budapeste, depois rebatizado com o nome que o eternizou, foi referência na noite LGBTQIA+. Ali se apresentavam ícones drags, como Laura de Vison e Meime dos Brilhos. No Casanova, fechado nos anos 2000, o legendário Madame Satã fez suas últimas apresentações na Lapa boêmia.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Por causa da pandemia, o lançamento desta edição será por meio de uma campanha de marketing digital para elevar o moral dos moradores do Rio. Isso através de links patrocinados e stories no Instagram (@almanaquecarioquice) e no Facebook, e também de matérias e artigos no site do guia
(https://carioquice.insightnet.com.br/). Também serão publicados vídeos com depoimentos de personagens citados na publicação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.