Almanaque Carioquice: edição 2022 destaca a diversidade do Rio em roteiros
Quinta edição, que será lançada no dia de São Sebastião, tem como objetivo honrar título de cidade gay friendly
A diversidade é o grande tema do Almanaque Carioquice 2022, que será lançado na próxima quinta-feira (20), dia de São Sebastião, padroeiro da Cidade do Rio. Além de dar dicas de vários passeios e cantos que são a cara da cidade, assim como sugestões gastronômicas e espaços revitalizados nos últimos dois anos, esta quinta edição destaca uma curiosidade: o lançamento, no dia 28 de junho de 2021 (Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+), do Patrimônio Cultural Carioca do Circuito da Diversidade. O roteiro é sinalizado por uma série de placas contendo nomes de lugares ou personalidades gays que marcaram espaços da cidade com suas atuações. O objetivo foi honrar o Rio como o título de cidade gay friendly.
+ Roupa nova: praias do Rio ganham novas barracas após oito anos
O Almanaque Carioca informa também que está prevista a instalação, no Rio, de novas placas em homenagem a pessoas como Madame Satã, primeira travesti artista do país; ao jornal “Lampião da Esquina” e à “Casa Darling”, antiga morada coletiva de pessoas trans. A ideia é apresentar pessoas diversas, todas sendo retratadas sob o ângulo da inclusão, do acolhimento, da generosidade. É mostrar ao leitor a pluralidade cultural e comportamental do carioca e do povo que o cerca.
O Circuito da Diversidade identifica espaços como o Cabaret Casanova (Avenida Mem de Sá, 25, Centro). Aberto em 1937 sob a designação de Viena Budapeste, depois rebatizado com o nome que o eternizou, foi referência na noite LGBTQIA+. Ali se apresentavam ícones drags, como Laura de Vison e Meime dos Brilhos. No Casanova, fechado nos anos 2000, o legendário Madame Satã fez suas últimas apresentações na Lapa boêmia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Por causa da pandemia, o lançamento desta edição será por meio de uma campanha de marketing digital para elevar o moral dos moradores do Rio. Isso através de links patrocinados e stories no Instagram (@almanaquecarioquice) e no Facebook, e também de matérias e artigos no site do guia
(https://carioquice.insightnet.com.br/). Também serão publicados vídeos com depoimentos de personagens citados na publicação.