Continua após publicidade

Aeroporto do Galeão vai investir 12 milhões de reais em sustentabilidade

Objetivo é produzir energia limpa e reduzir o consumo energético em 10% até 2016

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 11h43 - Publicado em 27 out 2015, 16h10
RIOgaleão: investimento de 12 milhões de reais em programa de sustentabilidade do aeroporto internacional
RIOgaleão: investimento de 12 milhões de reais em programa de sustentabilidade do aeroporto internacional (Divulgação/)
Continua após publicidade

Nesta quarta (28), a concessionária RIOgaleão, que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim, vai participar, pela primeira vez, da conferência Airports Going Green, que acontece em Chicago, nos Estados Unidos. A oitava edição do fórum, promovido pelo Departamento de Aviação de Chicago e pela Associação Americana dos Aeroportos Executivos, reúne os principais líderes, especialistas e influenciadores da aviação para estudo de casos e apresentação de novidades no segmento da sustentabilidade. Lá, o Galeão vai anunciar investimento de 12 milhões de reais no Programa Integrado de Eficiência e Sustentabilidade (PIES), que inclui o plano Waste and Energy Zero. Até 2016, o objetivo é reduzir o consumo energético do aeroporto em 10%, e em 20% até 2025.

+ Dicas para economizar água e energia elétrica em casa

Para alcançar a meta, será produzida energia limpa por meio do tratamento de resíduos (biocarvão) e através da energia solar captada por placas solares a serem instaladas em uma área equivalente a 2 000 metros quadrados. A ideia é utilizar a energia gerada para abastecer os veículos elétricos do campo de aviação e ainda as tomadas nos terminais de passageiros e de cargas, tornando possível a recarga de 20,5 milhões de celulares a cada ano.

No plano de sustentabilidade do aeroporto internacional do Rio estão estipulados ainda outros compromissos, como redução de emissão de poluentes por meio da diminuição do transporte dos resíduos para aterro sanitário; uso da água fertilizada gerada no processo de tratamento de resíduos para irrigação das áreas verdes; proteção ambiental e de saúde pública, evitando o envio de resíduos para aterros sanitários; fomento de geração de renda nas cooperativas de recicladores e a promoção da reciclagem dos resíduos do sítio aeroportuário.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.