Continua após publicidade

Número de acidentes de trânsito com morte cresce 15% em um ano

E não só este índice mostra o aumento da insegurança no trânsito: atropelamentos, homicídios culposos motoristas embriagados e sem carteira também subiram

Por Da Redação
27 set 2024, 12h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • acidente-rua-mario-ribeiro-dois-mortos
    Violência no trânsito: falhas na fiscalização colaboram para maus resultados. (Centro de Operações Rio/Divulgação)

    O número de acidentes de trânsito que resultaram em morte aumentou 15% no Rio de Janeiro em um ano. segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), na comparação entre o 1° semestre de 2023 com o mesmo período de 2024, este não é o único indicador de violência no trânsito que cresceu no estado: também cresceram os índices de atropelamentos (14%); homicídios culposos no trânsito (16,3%); pessoas dirigindo sob efeito do álcool (24,6%); e motoristas flagrados sem habilitação (22,7%).

    + O que os candidatos à prefeitura do Rio à frente nas pesquisas pensam sobre problemas da cidade

    Entre os motivos que colaboram para o aumento da insegurança no trânsito estão o avanço de sinal, dirigir entre os carros, atravessar fora da faixa de pedestres e ignorar equipamentos de segurança. Falhas na fiscalização são apontadas por especialistas como um fator que colabora com a disparada dos índices.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    “Aumentou muito a quantidade de motociclistas, entregadores de app, motoristas de app, transporte de app, vans ilegais, o transporte irregular, de maneira inadequada cresceu muito”, disse ao RJ-2, da TV Globo, Leandro Rocha, professor do departamento de Construção Civil e Transporte da Uerj. “As pessoas estão com muita pressa e pouca educação para respeitar o próximo e o direito do próximo no trajeto no dia a dia. (…) Tem que intensificar a fiscalização. As pessoas não gostam de multa. A fiscalização é essencial pra coibir motoristas sem habilitação, embriagados. A fiscalização é essencial pra reduzir esses números que são alarmantes“, completou o especialista.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.