Abaixo-assinado pede retomada de obras de acesso alternativo a Petrópolis
Imbróglio jurídico envolvendo a concessionária impede a realização do projeto que tornaria a viagem meia hora mais curta
Um abaixo-assinado virtual já conta com mais de 2.000 assinaturas de usuários da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), que reivindicam a retomada das obras da Nova Subida da Serra (NSS), que estão paradas desde julho de 2016. A segurança é um dos principais motivos da insatisfação, já que é alto o índice de acidentes, sem falar que viagem entre Rio e o município serrano seria encurtada em cerca de meia hora. Um impasse jurídico deixa os trabalhos paralisados, envolvendo a concessionária Concer, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela regulação das concessões de rodovias, e o Tribunal de Contas da União (TCU).
+ Como é o primeiro quiosque sustentável da orla, instalado em São Conrado
Técnicos da ANTT estudam realizar ainda no segundo semestre deste ano uma nova licitação para que um único operador cuide da BR-040, do Rio até Belo Horizonte. Sem definição, a Concer continua à frente da concessão por força de liminar, já que o contrato firmado em 1995 com o governo federal terminou em 2021.
A concessão previa que a empresa deveria fazer a Nova Subida da Serra e que o custo seria de R$ 80 milhões. Mas a concessionária alegou que este valor seria insuficiente. E propôs ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER, antecessor da ANTT na gestão do contrato) um aditivo com duas opções: prorrogar a concessão por mais 17 anos e meio ou a União arcar com os custos adicionais do projeto.
Já foram feitas 46,7% das intervenções físicas, e a Concer chegou a escavar cerca de 60% de um túnel de 4,6 quilômetros de extensão para a pista de descida.
A Concer interrompeu os serviços em 2016, depois que o acordo começou a ser questionado pelo TCU, que afirma ter identificado indícios de sobrepreço. Segundo o TCU, a ANTT entende que a concessionária lhe deve R$ 472,5 milhões por descumprir itens do contrato.
Uma das propostas em discussão é a renegociação do atual contrato com a Concer. Como boa parte das obras já foi iniciada, seria complicado outro concessionário assumir a estrada, de acordo com técnicos do governo federal. Uma das opções seria oferecer mais tempo de concessão à empresa em troca da conclusão do projeto.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em nota, segundo o jornal O Globo, a Concer reiterou que está comprometida a fazer parte de uma solução consensual que viabilize a retomada da Nova Subida da Serra. E que as obras foram paralisadas por desequilíbrio econômico e financeiro da concessão.