Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Vinte lições em vinte anos de litragem

Por Marcelo Copello

Por marcelo
Atualizado em 17 fev 2021, 13h14 - Publicado em 9 dez 2011, 16h12

Por Marcelo Copello 

Captura de Tela 2015-12-01 às 1.57.16 PM

1993 MC no Romanée Conti

Captura de Tela 2015-12-07 às 11.50.48 AM

2013 MC no Romanée Conti

Continua após a publicidade

1.  Humildade. Esta é a qualidade fundamental para que alguém se torne um bom profissional do mundo do vinho. Sem humildade não se vai muito longe na estrada de Baco.

2.  Comunicação. Em uma entrevista com Hugh Jonhson perguntei a ele que conselho daria a um jornalista/escritor de vinhos. Ele disse que, muito mais importante que ter conhecimentos sobre vinho, conta saber se comunicar. É preciso gostar das palavras tanto quanto se gosta de vinho.

3.  Respeite o leitor. Respeite seu gosto, seu bolso, sua ignorância e sua inteligência.

4.  Estude sempre, leia livros, viaje, vivencie in loco e mantenha contato com quem faz. Um dos grandes fascínios do vinho é nos proporcionar inesgotáveis descobertas.

Continua após a publicidade

5.  Humor. Em um universo de tanta tradição e esnobismo quanto o do vinho é fácil cair na chatice. Tenham bom humor ao ler e escrever. Seriedade demais ninguém aguenta.

6.  Simplifique sem idiotizar. Para que complicar quando podemos simplificar? Desconfie apenas da bandeira da simplificação e da descomplicação, pois por vezes ela é seguida de desinformação. Vamos simplificar, mas sem banalizar, desglamourizar e muito menos idiotizar.

7.  No vinho há mais exceções que regras. Questione! Ao longo destes 20 anos praticamente todos os conceitos que um dia tive foram revistos. Troque os dogmas pelo bom senso e experimentação. Tenha paladar e mente abertos, sem preconceitos.

8.  Ética. Não importa bem quais regras, você mesmo pode fazê-las, mas elas devem ser claras e transparentes e devem ser seguidas com coerência.

Continua após a publicidade

9.  Relevância. Em tempos em que a imprensa/mídia se transformou em tecnologia, qualquer um pode ter audiência. O que vale agora é relevância.

10.   Litragem. Só com perspectiva, o que no vinho se mede em litragem, podemos ter uma opinião balizada.

11.   Modismos e tendências – desconfie de modismos, eles passam e ficam fora de moda. Desconfie de tendências, muitas vezes elas não se concretizam.

12.   Confie em seu paladar. Escrever sobre vinho é lidar com gostos pessoais, a começar pelo seu. É preciso respeitar o gosto dos outros e confiar no seu próprio.

Continua após a publicidade

13.   Vida – Coloque o vinho na vida e não a vida no vinho. Sei que para alguns vinho é matemática pura, mas prefiro vê-lo como parte da vida.

14.   Saúde – vinho não é remédio, seu principal benefício à nossa saúde é o bem estar que ele proporciona, em um sentido mais amplo, social e mental.

15.   Natureza – quem abre uma garrafa de vinho em um restaurante sofisticado em um ambiente cosmopolita, por vezes esquece que o líquido nos conecta diretamente à natureza, a um local, uma origem e às pessoas que o fizeram.

16.   Cultura. Beber vinho é beber cultura. Vinho é uma das coisas mais civilizadas que o humanidade inventou.

Continua após a publicidade

17.   O vinho nos reflete. O vinho é apenas um líquido dentro de uma garrafa. A emoção está em quem o degusta. O vinho, por sua longa história e grande complexidade como bebida, é um perfeito espelho do ser humano, onde podemos ver refletida toda a nossa cultura e a nós mesmos.

18.   Vinho é contexto. Vinho não se combina apenas com alimentos, mas com um contexto ou uma ambience. As circunstâncias influem decisivamente em nossa apreciação de uma boa garrafa. A situação completará o significado da experiência sensorial.

19.   Paciência- cultive a lição de tempo que o vinho nos dá. Bons vinhos precisam de tempo e têm seu momento certo, não se precipite.

20.   Paixão pelo que se faz. Entusiasmo é uma palavra chave, que vem fácil com uma boa taça de vinho.

Marcelo Copello (mc@marcelocopello.com )

www.marcelocopello.com.br

www.instagram.com/marcelocopello

www.facebook.com/vinhoscommarcelocopello

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.