Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Como conservar garrafas depois de abertas

Uma coisa que sempre me perguntam é como conservar garrafas depois de abertas.

Por marcelo - 4 Maio 2017, 19h36

Por Marcelo Copello

Uma coisa que sempre me perguntam é como conservar garrafas depois de abertas. Ou seja você abre uma garrafa, bebeu só um pouco, sobrou bastante e me pergunta: O vinho vai estragar? Em quanto tempo? E como evitar que estrague?

Uma vez aberta a garrafa, é inevitável – o vinho vai oxidar gradualmente até ficar imbebível e virar vinagre. Este processo pode demorar de algumas horas a vários dias. Quanto tempo? Eu costumo dizer que o tempo exato você é quem dá. O vinho estará estragado quando perceber que ele está estragado.

O método caseiro mais eficiente para dar uma sobrevida a uma eventual sobra na garrafa, é a utilização de meias garrafas (de 375ml). Compre um vinho em meia garrafa, deguste-o mas não jogue fora a garrafa.

Quando você abrir um vinho em garrafa de tamanho normal (750ml), transfira metade do conteúdo para a menor, que deve estar perfeitamente limpa. Encha-a até a boca e coloque a rolha. Assim o vinho poderá resistir semanas. E você degusta a outra metade  que ficou na garrafa normal.

Veja mais em http://www.marcelocopello.com

Continua após a publicidade
Publicidade