Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Qual o vinho ideal para o Coq-au-vin ou galo ao vinho?

Por Marcelo Copello   Coq au Vin, ou Galo ao Vinho, é um prato típico francês, originalmente feito com um galo velho cozido longamente em vinho, para que o vinho amacie sua carne.   Reza a lenda que este prato foi criado na antiga Roma, quando os gauleses, cercados pelo exercito romano, enviaram como símbolo de […]

Por marcelo - Atualizado em 25 fev 2017, 17h26 - Publicado em 31 jul 2016, 11h00

Por Marcelo Copello

 

Continua após a publicidade

Coq au Vin, ou Galo ao Vinho, é um prato típico francês, originalmente feito com um galo velho cozido longamente em vinho, para que o vinho amacie sua carne.

 

Continua após a publicidade

Reza a lenda que este prato foi criado na antiga Roma, quando os gauleses, cercados pelo exercito romano, enviaram como símbolo de rendição, uma galo de briga ao imperador romano Júlio César. Este que respondeu com um convite para um jantar, no qual foi servido como prato principal o galo cozido em vinho.

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Coq au Vin é uma receita simples, que eu mesmo faço em casa com sobras de vinho. Obviamente uso frango e não galo. O Coq au Vin, pode ser feito com qualquer tipo de vinho, branco, espumante, rosé, mas o tradicional é com tinto.

 

Continua após a publicidade

E qual o vinho ideal para acompanhar esta receita? Sirva o mesmo tipo de vinho usado para cozinhar. No caso de ter cozinhado com tinto, o ideal é servir um tinto jovem, leve e fresco, que pode ser um Borgonha, um Cru de Beaujolais ou um Pinot Noir do novo mundo, como um chileno ou um brasileiro. Dos Pinots nacionais eu gosto dos da Aurora, Suzin, do RAR da Miolo e do Basaltino, da Pericó.

 

 

Continua após a publicidade

Veja mais em www.marcelocopello.com

Continua após a publicidade
Publicidade