Clique e assine por apenas 4,90/mês
Vinoteca Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos

Medalhas aumentam preços dos vinhos em 13% – estudo comprova

O que muda no desempenho comercial de um vinho quando ele ganha uma medalha...

Por Marcelo Copello - Atualizado em 10 jan 2018, 16h06 - Publicado em 10 jan 2018, 14h55

Por Marcelo Copello

O que muda no desempenho comercial de um vinho quando ele ganha uma medalha em um concurso? Um estudo que acaba de ser divulgado comprova em números o que já suspeitávamos.

O trabalho chama-se “The Causal Impact of Medals on Wine Producers’ Prices and the Gains From Participating in Contests”, e foi elaborado pela American Association of Wine Economists ( http://www.wine-economics.org ).

Os números divulgados mostram que o preço de um vinho sobe em média 13% ao ganharem medalhas em concursos, além da demanda/procura pelo produto aumentar. Obviamente quanto mais importante o prêmio, maior o impacto no preço/demanda.

Continua após a publicidade

O estudo conclui ainda que a procura por concursos é crescente, e que os distribuidores estão preferindo este diferencial à fazer promoções baixando preços.

As medalhas são especialmente boas para vinhos ou regiões menos conhecidos, pois dão mais confiança ao consumidor para experimentar algo novo.

Como organizador da GRANDE PROVA VINHO DO BRASIL posso atestar. É normal após um prêmio em nosso concurso um vinho se esgotar nas prateleiras. É certamente um reconhecimento à qualidade do produto.

O estudo completo pode ser lido em:

Continua após a publicidade

www.wine-economics.org/aawe/wp-content/uploads/2018/01/AAWE_WP223.pdf

Leia também: Dicas para comprar vinhos antigos

Publicidade