Imagem Blog

Vinoteca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Marcelo Copello, jornalista e especialista em vinhos
Marcelo Copello dá dicas sobre vinhos
Continua após publicidade

Estudos comprovam que o álcool pode melhorar a memória

Estudo feito com 88 consumidores "sociais" de bebida alcóolica pela professora Celia Morgan, da Universidade de Exeter e ....

Por Marcelo Copello Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jul 2017, 15h20 - Publicado em 31 jul 2017, 15h20

Estudo feito com 88 consumidores “sociais” de bebida alcóolica pela professora Celia Morgan, da Universidade de Exeter e publicado no Cientific Journal USA, revela que o consumo de álcool pode ajudar no processo cognitivo da memória.

Um grupo de 88 pessoas divididos em 2. Uma parte foi estimulada a beber conforme costume (a média foi de 4 taças no grupo). O restante não consumiu bebida alcóolica. Todos foram estimulados a realizar tarefas de aprendizagem.

No dia seguinte, a surpresa. A parte do grupo que consumiu bebida alcóolica na noite anterior teve melhor resultado e ainda melhoraram ao desempenhar as mesmas tarefas do que os que não beberam.

“As causas desse efeito não são totalmente compreendidas, mas a principal explicação é que o álcool bloqueia a aprendizagem de novas informações e, portanto, o cérebro possui mais recursos disponíveis para estabelecer outras informações recentemente aprendidas em memória de longo prazo. “A teoria é que o hipocampo – a área do cérebro realmente importante na memória – muda para memórias de” consolidação “, transferindo de curto para memória de longo prazo”. O efeito observado pelos pesquisadores já foi exibido em condições laboratoriais antes, mas este é o primeiro estudo a testá-lo em um ambiente natural, com pessoas bebendo em suas casas.

Que tal?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.