Imagem Blog

Rita Fernandes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Rita Fernandes, jornalista
Um olhar sobre a cultura e o carnaval carioca
Continua após publicidade

O que seria de nós sem as nossas janelas neste confinamento?

Em poemas, vídeos, filmes e apresentações musicais, elas se tornaram as protagonistas da quarentena

Por Rita Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2020, 16h25 - Publicado em 18 Maio 2020, 16h24

Tenho pensado nas janelas e seus significados em tempos de Covid-19. Desde que essa pandemia começou, as janelas se tornaram protagonistas da nossa existência. Separam o lado de dentro do lado de fora, mas, ao mesmo tempo, permitem que esses dois mundos se encontrem. A janela é o lugar que tem nos permitido uma mínima conexão com o que ainda existe lá fora. E me dou conta de como elas se tornaram importantes.

Cora Coralina via a beleza do mundo a partir da sua janela, na cidade de Goiás (Reprodução/Divulgação)

Cora Coralina via a beleza do mundo a partir da sua janela, na cidade de Goiás. Era por ali que o circo passava, que as coisas aconteciam, como ela conta em tantos poemas. Adélia Prado, a mesma coisa. Em “Janela”, a mineira transforma esse objeto do cotidiano em pura poesia. Quanta atualidade em Adélia Prado e Cora Coralina!

De repente me pego cantando “Da janela lateral, do quarto de dormir, vejo uma igreja, um sinal de glória, vejo um muro branco e um voo pássaro, vejo uma grade, um velho sinal...”. É a primeira estrofe de “Paisagem da Janela”, sucesso na voz do mineiro Lô Borges. Essa canção ressurgiu agora em uma dessas conexões que só a quarentena tem permitido e chega renovada na forma de um projeto superbacana que o cantor lançou em meados de abril.

Continua após a publicidade

O resultado foi esse vídeo colaborativo, emocionante, em que Lô Borges interage, a partir da sua música, com pessoas do mundo. Foram cerca de quatro mil registros de fotos e vídeos enviados de 26 estados brasileiros e 23 países. Anônimos e famosos, como Zeca Camargo e Rogério Flausino, mostram as paisagens de suas janelas e cantam a música de Lô Borges com Fernando Brant que marcou o movimento Clube da Esquina (#dajanelalateral).

Pensando ainda nas nossas janelas, me surpreendo com as manifestações políticas e as apresentações musicais que têm animado a vizinhança desde que entramos em quarentena. Não apenas aqui, mas no mundo, o compartilhamento a partir das varandas e janelas tem nos mostrado que ainda há solidariedade entre seres humanos.

Outro dia foi aqui pertinho de onde eu moro, em Laranjeiras, com o projeto “Som na Janela”. O saxofonista Diogo Acosta tocou para a plateia de vizinhos “Tristeza”, sucesso nas vozes de Jair Rodrigues e de Beth Carvalho. Em Copacabana, Marcelo Cebukin, e a atriz Tatyane Meyer surpreenderam com Cidade Maravilhosa. E teve Thales Browne, com Canto das Três Raças, de Clara Nunes, na Barra da Tijuca.

View this post on Instagram

Mais um vídeo do projeto Som na Janela! Música nas janelas está levando um pouco de alento e arte para as pessoas que estão em suas casas durante esse período de quarentena. Neste vídeo, nosso querido amigo @thales.browne toca Canto de Três Raças de Clara Nunes, Thales está passando a quarentena com seu primo @becamarah, sorte de alguns moradores da Barra da Tijuca que estão podendo curtir um pouco da quarentena em suas janelas! . 🛸: @renatafeler . #somnajanela #aboutrio #aboutcarnaval #aboutavisit #ficaemcasa #vaipassar

A post shared by About Carnaval (@aboutcarnaval) on

Continua após a publicidade

Tem também as janelas do cinema. “Janela Indiscreta”, de Hitchcock, é um clássico para ser revisto a toda hora. E “Janela da Alma”, de João Jardim e Walter Carvalho, em que entrevistados diversos, como o escritor José Saramago e o cineasta Wim Wenders, nos presenteiam com reflexões sobre o olhar e a vida.

Em “Janela da Alma”, José Saramago nos presenteia com reflexões sobre o olhar e a vida. (Reprodução/Divulgação)

Enquanto escrevo, a palavra leveza surge repetidamente nas minhas referências, seja no vídeo do Lô Borges, no projeto Som na Janela ou no documentário que fala sobre a cegueira. E penso como estamos precisando disso! Da minha varanda, olho à frente e percebo em tempos tão difíceis: que bom que ainda temos as nossas janelas!

Rita Fernandes é jornalista, escritora e pesquisadora de cultura e carnaval.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.