Imagem Blog

Rita Fernandes Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Rita Fernandes, jornalista
Um olhar sobre a cultura e o carnaval carioca
Continua após publicidade

Por que não vai ter carnaval na rua em 2021

Em decisão difícil, organizadores de blocos optam pelo cancelamento dos desfiles, atendendo aos médicos da UFRJ e da Fiocruz

Por Rita Fernandes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 nov 2020, 12h14

Não, não vai ter carnaval na rua em 2021. Demorei uma semana para conseguir escrever sobre o tema, tamanha a tristeza diante da decisão. O debate aconteceu na 15ª edição do Desenrolando a Serpentina, evento produzido todos os anos pela Sebastiana, associação de blocos de rua. Realizado virtualmente pela primeira vez, o encontro contou com a participação de representantes da UFRJ e da Fiocruz que estão na linha de frente do combate ao vírus, que nos trouxeram perspectivas realistas sobre a doença, porém desanimadoras quando o assunto é o carnaval.

Roberto Medronho, coordenador do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para o Enfretamento do Coronavírus da UFRJ, afirmou que até julho de 2021, no mínimo, não há condições de imunização e que qualquer tipo de aglomeração coloca em risco a população. Marilia Santini, médica infectologista da Fiocruz, concordou e trouxe dados atualizados sobre a pandemia, jogando por terra qualquer esperança de que poderíamos realizar a festa ainda no primeiro semestre.

Os representantes das ligas Sebastiana, Zé Pereira, Coreto, Sambare, Carnafolia, entre outras, e de vários blocos como Monobloco, Bola Preta, Empolga às 9, saíram daquela reunião com a certeza de que não seria possível remarcar o carnaval para o segundo semestre, restando a opção de cancelá-lo.

Desfile do Bloco Escravos da Mauá, por exemplo, reúne mais de 20 mil foliões. (Publius Vergilius/Sebastiana/Divulgação)

E aqui apresento algumas das razões: 1) há toda uma preparação, inclusive de ânimos, para as festividades carnavalescas, com etapas de escolhas de temas, de samba, de artistas para as camisetas, realização dos ensaios e outros eventos que formam a rede de sociabilidade dos blocos; 2) no segundo semestre, a cidade tem um calendário próprio de eventos. Com a dimensão que o carnaval de rua tomou, é impossível pensar em realizar simultaneamente os desfiles dos blocos com a ocorrência de outros festivais. Ano que vem, por exemplo, tem o Rock In Rio. 3) na lógica do planejamento do carnaval, chegou agosto e já estamos pensando no ano seguinte.

Sem condições de segurança de saúde para a população pela inexistência de uma vacina e a dificuldade nos prazos de imunização, realmente fica difícil resolver essa equação. No fundo, a verdade é que para nós, realizadores, não faz sentido transferir a festa para qualquer outro momento que não seja o do próprio carnaval. Até poderíamos fazer uma concessão para os meses de abril e maio, por exemplo, em caráter extraordinário em função da pandemia. Mas infelizmente a resposta dos técnicos foi não – endossada pela promotora do MP, Andrea Rodrigues Amin e pelo presidente em exercício da Riotur, Fabricio Villa Flor, presentes à reunião.

(Publius Vergilius/Sebastiana/Arquivo pessoal)

É claro que estamos muito tristes! É claro que estamos super preocupados com as consequências da não realização do carnaval de rua para a cidade. Muita gente vai ficar sem trabalho, o impacto econômico negativo vai ser enorme. Mas assumimos que precisamos, antes de qualquer coisa, ser responsáveis com as pessoas. Carnaval é aglomeração e ponto. Não existe carnaval de rua com regras de isolamento e protocolos de distância. E o que fizermos na tentativa de cobrir essa lacuna, de ocupar alguns espaços para simbolizarmos o carnaval, será mera simulação.

Algumas opções já estão sendo desenhadas em novos formatos. Faremos um calendário de “desfiles” e “festas” virtuais. Com certeza será o carnaval mais difícil que a gente já viveu. Mas estamos seguros de que tomamos a decisão correta e de que em 2022 a gente volta com força total. Que o espírito de Momo paire sobre nós apesar de tudo, e que a gente possa cair na folia dentro da nossa casa, com nossos familiares, para lembrar sempre que o estado de espírito de alegria e de festa, acima de tudo, tem o poder de cura! Evoé!

PS – O Cordão da Bola Preta, nosso bloco centenário, fez o pré-lançamento de uma campanha solidária de financiamento coletivo para ajudar o bloco a pagar as contas, muito atrasadas pela interrupção do calendário de eventos na sua sede. Quem puder contribuir com a campanha, está no site da Benfeitoria.

Continua após a publicidade

Rita Fernandes é jornalista, escritora, presidente da Sebastiana e pesquisadora de cultura e carnaval.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.