Imagem Blog

Pura Vida Training

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Alimentação consciente ajuda a ter uma vida saudável

Nutricionista explica como a dieta vegana pode ser nutricionalmente adequada, econômica e saborosa

Por Pedro Pires
15 ago 2017, 12h05
Legumes e verduras são fundamentais na dieta vegana (Reprodução/Acervo Abril)
Continua após publicidade

Na busca por hábitos de vida mais saudáveis, cada vez mais, estamos sendo atraídos pelas possibilidades de práticas de atividades físicas que vão além da academia e, ao que antes era apenas pela estética, atualmente prioriza-se uma alimentação mais consciente neste caminho por uma vida mais equilibrada.

Dentro dessas possibilidades que estão surgindo, o veganismo ganhou força não só por motivos de saúde como também pelo simples prazer de optar por uma alternativa de vida mais natural, sem aditivos e ecológica, colaborando para o equilíbrio do meio ambiente.

Ainda há muitas dúvidas sobre a adequação de proteínas e micronutrientes desse tipo de alimentação e para esclarecer essas dúvidas nós contamos com a ajuda da nossa parceira, a Nutricionista Taissa Machado. Veja abaixo.

A dieta vegana é aquela que exclui todos os produtos de origem animal como carnes, laticínios, ovos e até mel, sendo uma alimentação 100% de origem vegetal. A culinária vegana pode ser nutricionalmente adequada, econômica, saborosa e nada monótona, já que permite infinitas combinações pela sua diversidade de ingredientes. São benefícios dessa alimentação, bom perfil de vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais que atuam podendo prevenir doenças como hipertensão, obesidade, colesterol alto e diabetes tipo II, onde tais benefícios são reconhecidos pela American Dietetic Association, que assegura que as dietas veganas bem planejadas são adequadas em qualquer fase da vida.

É normal que haja o questionamento sobre a oferta proteica, porém, a ausência de carnes não significa falta de proteína se a alimentação for bem planejada, assim como a oferta de vitaminas e minerais. O importante não é se limitar apenas à retirada das fontes proteicas de origem animal mas sim se preocupar em substituí-las sabendo que, é possível obter quantidades adequadas de proteína optando por alimentos proteicos de alto valor biológico, aqueles com boas proporções de todos os aminoácidos essenciais, como a quinoa, ou combinando alimentos cujas proteínas se complementam como cereais integrais, leguminosas, sementes e grãos.

Continua após a publicidade

A dieta vegana também pode fornecer níveis adequados de vitaminas e minerais como por exemplo, o ferro e o cálcio, já que os mesmos se encontram em grandes quantidades em alimentos como hortaliças, cereais e leguminosas. Lembrando que, quando é de origem vegetal, o ferro se apresenta na forma menos absorvível pelo organismo e com isso, para que a sua absorção seja favorecida, é importante consumir junto os alimentos ricos em vitamina C como limão, acerola e laranja e evitar os alimentos que a inibem, como chá, refrigerante e café. Já o cálcio, encontrado principalmente nos vegetais verde-escuros, tem maior biodisponibilidade do que o cálcio encontrado nos laticínios, sendo bem absorvido pelo organismo, e a eficácia dessa absorção está intimamente relacionada com os níveis adequados de Vitamina D.

É importante ressaltar que, quanto mais restrita a alimentação, maiores são os riscos de deficiências e o indivíduo deve se atentar e procurar opções para compensar e adequar essa ingestão. Podemos concluir então, que quando bem orientada por um nutricionista, a dieta vegana pode sim atingir as recomendações de proteínas e micronutrientes e os objetivos de cada indivíduo.

Processed with VSCO with e2 preset
Taissa Machado (Foto/Divulgação)
Continua após a publicidade

A Nutricionista Taissa Machado é formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Graduanda em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto VP – Centro de Nutrição Funcional. Seus contatos são @nutritaissamachado (Instagram) e (21) 98177-0981.

 

 

 

Nós do Pura Vida, listamos abaixo os nossos restaurantes e lugares veganos preferidos:

Espaço Pura Vida (Nossa Casinha)
Rua Maria Luisa Pitanga -163 – Largo da Barra – Barrinha. Cep: 22611190
Contato: (21) 99690-4878

Continua após a publicidade

Casa Vegana Caminho do Mar
Estrada do Pontal, 3091 – Recreio dos Bandeirantes. Cep: 22790877
Contato: (21) 3411-6038

Açougue Vegano
Uptown Shopping – Avenida Ayrton Senna, 5500 Bloco 12 Loja 40, Barra da Tijuca. Cep: 22775-005
Contato: (21) 97239-3003

Veganza
R. Aníbal de Mendonça, 111 – A – Ipanema. Cep: 22410-050
Contato: (21) 3085-0174

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.