Imagem Blog

Lelo Forti Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Lelo Forti, mixologista
Continua após publicidade

A difícil arte de empreender no Brasil

Tributos, impostos, taxas e uma infinidade de leis e regulamentações fazem do Brasil um dos piores lugares do planeta para se ter um negócio próprio

Por Lelo Forti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 jul 2021, 13h14 - Publicado em 21 jul 2021, 13h11

Ocupação: empresário brasileiro.

Carga horária: em torno de 15 horas diárias, sete dias por semana.

Férias: não.

Décimo Terceiro: não.

Continua após a publicidade

Auxílios: não.

Atributos: enfrentar a burocracia, crises, lidar sob pressão, ser persistente.

Salário: no início, sem remuneração alguma e alto investimento. Depois por resultados, sem garantias e podendo perder o que foi investido.

Continua após a publicidade

Esse é um resumo atualizado do currículo do empresário brasileiro. Quem pretende seguir esta difícil jornada tem que ter essas questões muito bem esclarecidas. Investir e empreender por aqui são desafios do tamanho do nosso país. Nunca se falou tanto em diminuir o tamanho do Estado como nos últimos tempos. Parece uma utopia, (bem provável que seja), mas todo brasileiro racional, politizado, não militante, é unânime em afirmar: menos impostos, mais liberdade, mais investimentos, menos intromissão do Estado. Quem empreende, investe, ou sonha em ser dono do próprio nariz, falando a linguagem popular, não faz ideia do tamanho do desafio e a raiva que se desenvolve desde o início do processo, e, infelizmente, a coisa só piora.

Pode parecer que estou sendo pessimista, ou que, de alguma maneira, quero desencorajar as pessoas a empreenderem e conquistarem a tão sonhada liberdade profissional, mas, como empreendedor, afirmo: siga em frente, firme, mas não diga que não avisei. A disseminação das redes sociais nos trouxe o contato com muita gente. Não só de fotos e futilidades vive a internet. Basta pesquisar um pouco que você tem todas as informações sobre tudo. Todos os economistas, investidores da Bolsa de Valores e entendidos no assunto são categóricos em afirmar: investir no Brasil não é para amadores.

Aliás, “o Brasil não é para amadores”, e não é mesmo. Há quem diga, com razão, que vale a pena, apesar de tanta dificuldade, desde que se ame o que se faz. Nada supera a força de vontade e a persistência em alcançar objetivos. Todas as opiniões e fatos são muito importantes na hora de se decidir em abrir o próprio negócio. Se você está em dúvida, não se preocupe. Você faz parte de um time de brasileiros que, assim como eu, mesmo com seu negócio aberto e funcionando, continua na dúvida se todo o sacrifício faz algum sentido. Não seria mais eficaz e feliz ser um empregado privado, cheio de benefícios, sem muitos riscos? Ou um funcionário público com uma estabilidade vitalícia e com plano de carreira? Reflexões pertinentes e individuais para diferentes objetivos.

Continua após a publicidade

A primeira e talvez a mais importante informação que um iniciante ao empreendedorismo deva conhecer é a devastadora sacanagem atribuída ao sistema burocrático (por vezes corrupto) adotado no Brasil para “esfolar” quem empreende. Desde que o Brasil foi “descoberto”, a burocracia e a influência do Estado são pedras no sapato de todo cidadão. Quando colônia de Portugal, tributos e mais cobranças nasciam de tudo. O primeiro imposto cobrado em terras brasileiras foi sobre a extração do Pau Brasil. Um quinto da produção eram entregues para a Coroa Real. A coisa só piora.

Na mesma época, o Ciclo do Ouro daqui causou uma corrida em busca do enriquecimento. Portanto, os portugueses e brasileiros deslocavam-se para as regiões das Minas Gerais, onde tentavam a sorte para adquirir ouro. Entretanto, a coroa portuguesa interviu, colocando, assim, impostos sobre o metal obtido. Todo ouro encontrado deveria ser encaminhado para as casas de fundição, derretidos e transformados em barras, nas quais havia o selo da coroa. No processo, era cobrado um imposto: o quinto. Era a cobrança da quinta parte de todo ouro encontrado. Imposto retido na fonte, ou seja, diretamente nas casas de fundição. Nascia à expressão “o quinto dos infernos”. Além disso, esse imposto era utilizado para tentar reduzir o processo de sonegação fiscal, gerando outra expressão ainda popular nos dias de hoje: “santo do pau-oco”. Estátuas religiosas ocas que eram usadas pelos mineradores para esconder ouro.

Quem deveria ajudar, atrapalha

Continua após a publicidade

A pandemia que ainda assola o planeta ferrou ainda mais empresas e empresários, milhares de pequenas, médias e até grandes corporações foram extintas, estão endividadas ou sofrerão durante anos para estabilizarem suas finanças. Ainda explicando o porquê das coisas serem tão difíceis no Brasil, me deparei com a linha do tempo dos tributos nacionais. A Revolução Farroupilha (1835/45), nos pampas sulistas, ocorreu porque a gauchada, cansada dos abusos econômicos impostos pela monarquia, pegou em armas e duelou durante dez anos contra as abusivas taxações sobre gado, couro, charque (carne de sol), trigo e sobre a importação de sal, muito usado para o tratamento do couro e do processo do charque.

Em meio a isso tudo, em 1843 foi criado o IR, Imposto de Renda. Na época girava entre 2% a 10%, dependendo da arrecadação. Em 1867 está alíquota passa a ter cobrança única de 3%, porém fora criado, paralelamente, uma cobrança sobre dividendos S/A, taxados em 1,5%. Por incrível que pareça, em 1891 o IR foi extinto e assim permaneceu até 1922, quando ele volta a ser taxado sobre a população, e junto com ele nasce a cobrança sobre vendas e consignações, o que hoje conhecemos como ICMS. Até 1964, os tributos giravam em torno de 20% do PIB (Produto Interno Bruto). Em 1995, um ano da chegada do Real, este número era de 27%. Hoje, a coisa está acima de 30%. Ou seja, a coisa só infla.

O mais engraçado desta história toda é que quanto mais impostos cobrados, menos de fato são investidos onde realmente o dinheiro deveria chegar. Entendidos no assunto, como os economistas que eu respeito, Charles Wicz e Renata Barreto são categóricos em afirmar o obvio. A tributação é para poder pagar um estado cada vez mais inflado de cargos, super salários e tantos outros galhos, que sobra quase nada para aplicar em temas como saúde, educação, segurança, habitação, programas sociais e por aí vai. Engana-se quem acredita que taxando as super fortunas os problemas se resolvem. Uma empresa multibilionária, por exemplo. Sabe por que ela concorda e até faz marketing para ser ainda mais taxada? Simplesmente porque assim ela elimina praticamente toda e qualquer concorrência do seu setor, das pequenas e médias empresas. Não existe nenhum bonzinho nessa história. Existem interesses.

Continua após a publicidade

No setor do entretenimento, o qual eu faço parte, a coisa é assustadora. Muitos amigos empreendedores que estavam prosperando ou se mantendo sofreram o golpe fatal na pandemia. É triste. Histórias familiares, bares tradicionais, décadas de amor e dedicação interrompidos porque não se teve a quem recorrer.  Mas diante de todo esse cenário ruim, cheio de armadilhas fiscais, cheio de concorrência desleal, aproveitadores, ilegais, fiscalizações punitivas, mercadorias dolarizadas, taxas bancárias, impostos municipais, estaduais e federais, taxas de importação, substituição tributária, contadores, alugueis, luz, água, gás, dezenas de tributos trabalhistas, como alguém ainda pode querer se arriscar em abrir um negócio?

Sim. Vale a pena. É recompensador viver (sabe se lá como) do que se ama e do que se faz. Trabalhar com o que se ama, motivado em gerar emprego e renda para outras pessoas, outras famílias, é o motor e o combustível para empreender. Não é uma recomendação. É um fato. Se você está diante deste dilema, mais algumas informações: segundo o Banco Mundial, o tempo médio para abrir uma empresa no Brasil é de 140 dias. No ranking “Doing Business”, o país ocupa apenas a 140ª, enquanto a Nova Zelândia lidera com um tempo médio de 0,5 dia.

Atualmente, são cobrados 13 impostos no Brasil: Imposto de ImportaçãoImposto de ExportaçãoImposto de Renda e Proventos de Qualquer Natureza – IRImposto sobre Produtos Industrializados – IPIImposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros, ou Relativo a Títulos ou Valores ImobiliáriosImposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITRImposto sobre Grandes Fortunas; Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e doação, de Quaisquer Bens e Direitos; Imposto sobre Operações de Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMSImposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVAImposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTUImposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI; e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS. Sendo que o único imposto ainda não vigente dessa imensa lista é o Imposto sobre Grandes Fortunas.

Aqui vai um exemplo simples e rápido que faz esclarecer até o mais ingênuo dos brasileiros. Imagine que o Brasil é uma nota de cem reais. Os primeiros quarenta reais (40%) são usados para pagar as dívidas externas e internas da nação. Outros quarenta reais (40%) são utilizados para pagar o funcionalismo público geral. Todo e qualquer servidor, seus salários, benefícios, etc. Mais 18 reais (18%) são usados para pagar a Previdência Social, ou seja, aposentados. Da nossa nota de R$ 100,00 sobrou apenas, míseros dois reais, ou seja, sobra 2% de tudo que se arrecada para investir em tudo que a sociedade realmente necessita. A matemática é exata, mas as administrações são humanas.

Antes de decidir em abrir ou não seu negócio, passe aqui no meu balcão, beba dois Dry Martinis e fume um charuto. Se depois disso a vontade persistir, siga em frente.

Cheers.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.