Imagem Blog

Histórias do futebol carioca Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Continua após publicidade

Carioca de 1998, o campeonato dos W.O.´s

No post \"Retrospectiva 2011\" foi feita menção a um Fla-Flu em que o resultado final foi uma dupla derrota por W.O., fato tão bizarro que merece ser relembrado. A temporada de 1998 começou com o Vasco, que era o atual campeão brasileiro, desejando comemorar o centenário do clube conquistando o máximo possível de títulos, principalmente […]

Por Bruno Salles
Atualizado em 25 fev 2017, 19h29 - Publicado em 11 jan 2012, 02h34

No post \”Retrospectiva 2011\” foi feita menção a um Fla-Flu em que o resultado final foi uma dupla derrota por W.O., fato tão bizarro que merece ser relembrado.
A temporada de 1998 começou com o Vasco, que era o atual campeão brasileiro, desejando comemorar o centenário do clube conquistando o máximo possível de títulos, principalmente no futebol. No 1º semestre seu maior adversário era o calendário, com jogos seguidos pela Libertadores, Copa do Brasil e Carioca. E seu maior aliado para enfrentar esse adversário era a excelente relação entre Eurico, então vice-presidente do clube, e o presidente da Federação Eduardo “Caixa d´Água” Vianna. Sem ter como mexer nos compromissos pela Copa do Brasil ou Libertadores, o Vasco era ajudado pela Federação, que adiava os jogos do Carioca à medida em que os cruzmaltinos iam avançando nas outras competições. Sabendo que a única chance de vencer o Carioca era o cansaço do Vasco e incomodados com o excesso de poder de Eurico na Federação, os outros três grandes se rebelaram e resolveram não jogar os jogos que tivessem suas datas alteradas. Assim, em 10/05, o Botafogo não compareceu ao Maracanã para jogar com o Vasco e perdeu por W.O. três dias Flamengo e Fluminense não apareceram em Moça Bonita e houve o inédito W.O. duplo, no dia seguinte, no mesmo estádio, o Vasco venceu o Bangu e, graças às derrotas dos rivais, conquistou o título por antecipação e, para fechar com “chave de ouro”, no domingo seguinte o Flamengo não apareceu para enfrentar o Vasco no que poderia ser o clássico da entrega das faixas. Às vésperas do século XXI o Carioca, acredite, teve três clássicos terminados em W.O., um deles duplo, no espaço de apenas uma semana.

Resumo do campeonato no site wikipedia

Matéria do Globo Esporte sobre o W.O. no jogo Vasco x Botafogo

Matéria no Globo Esporte sobre o jogo do título Vasco x Bangu

Matéria do Globo Esporte sobre o W.O. no jogo Vasco x Flamengo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.