Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Gilberto Ururahy Por Gilberto Ururahy, médico Especialista em medicina preventiva

O corpo humano requer cuidados

Nossa saúde é um conjunto de sistemas que precisam funcionar de forma integrada

Por Gilberto Ururahy Atualizado em 6 abr 2021, 18h03 - Publicado em 6 abr 2021, 13h28

Uma notícia nos jornais chamou minha atenção. Nada menos que sete montadoras interromperam suas operações no Brasil por conta da Covid-19: Toyota, Nissan, Volkswagen, Mercedes-Benz, Nissan, Volvo e Scania. Para quem é empresário e investe tempo, suor e dinheiro em qualquer atividade econômica, a notícia calou mais fundo. Não é fácil empreender no Brasil e superar burocracias e impostos.

Fundamos a MedRio Check-up no começo dos anos 90. Era época de inflação alta e poupanças confiscadas. Nestes 31 anos de atividade, atravessamos cinco moedas, sete presidentes e muitas reviravoltas políticas e econômicas. Desde a abertura da empresa, temos como missão propagar as vantagens de um estilo de vida saudável. Agora, três décadas depois, a pandemia de coronavírus atesta que estamos certos em nossa mensagem a favor da saúde. As comorbidades (doenças crônicas), em decorrência de hábitos de vida inadequados e da falta de prevenção, que conduzem à baixa qualidade de vida, se mostraram sérios agravantes dos quadros de Covid-19.

E por que fizemos a diferença neste momento? Porque a MedRio tem preocupação permanente com inovação. Nosso método de trabalho é seguro, ágil e moderno. Feito o agendamento do check-up (pode ser via site, Wapp, telefone  ou e-mail), o cliente recebe as instruções prévias aos exames, responde aos nossos questionários sobre histórico familiar para doenças, níveis de estresse, ansiedade, depressão e uso de bebidas alcoólicas. No dia do check-up, o cliente é examinado por uma equipe médica multidisciplinar, realiza exames de imagens, gráficos e laboratoriais. Vinte e quatro horas depois, o paciente recebe os resultados a partir do nosso aplicativo móvel. Após tomar conhecimento dos resultados e assinalar dúvidas, uma consulta realizada por telemedicina define um programa de saúde para corrigir algum desvio apresentado a partir dos exames do cliente.

Nosso programa de check-up médico evolui permanentemente com as melhores práticas de medicina preventiva no mundo. Não devemos nada em conteúdo e orientação ao nosso cliente se comparado com o que é praticado em outros países. A MedRio Check-up foi visitada por representantes das mais modernas clínicas de Genebra, por membros da Faculdade de Medicina de Harvard, além dos convites que recebemos para implantar nosso conceito em Miami, Panamá e Paris. A busca é incessante para melhorar sempre a entrega do nosso serviço.

Nossa saúde é um conjunto de sistemas que precisam funcionar de forma integrada. Em um carro, por exemplo, com a falta de manutenção, sem o sistema hidráulico em ordem, o sistema de freios em dia, o sistema de iluminação funcionando e de suspensão a contento, o motor para. Algo semelhante acontece com o corpo humano, com o agravante que um carro, quando apresenta defeito, é desligado e troca-se a peça que for necessária. Já o corpo humano, quando necessita de reparo, a máquina não desliga. Diante de uma agressão à saúde, no contexto do físico do indivíduo, pode-se até utilizar uma prótese para correção da injúria. Mas quando o problema de saúde é de ordem mental, emocional, não existem próteses. A pandemia maltrata muito a saúde mental das pessoas. Daí a importância de prevenir para evitar traumas mais sérios. A melhor forma de prevenção é estilo de vida saudável e a realização de exames periódicos, sob a devida orientação médica.

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a MedRio Check-up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

 

Continua após a publicidade
Publicidade