Imagem Blog

Fernanda Torres Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Blog da atriz Fernanda Torres
Continua após publicidade

Barata Ribeiro 716

Eu estava numa reunião de trabalho na casa de Domingos de Oliveira, quando o diretor pôs para rodar, no computador, seu último filme: Barata Ribeiro 716, sobre sua juventude boêmia num apartamento de Copacabana. O filme lembra o despertar de Domingos como cineasta, com Todas as Mulheres do Mundo e Edu Coração de Ouro. A elegância do preto […]

Por Daniela Pessoa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 25 fev 2017, 17h35 - Publicado em 25 mar 2016, 01h00

Isabelle Barreto

Eu estava numa reunião de trabalho na casa de Domingos de Oliveira, quando o diretor pôs para rodar, no computador, seu último filme: Barata Ribeiro 716, sobre sua juventude boêmia num apartamento de Copacabana.

O filme lembra o despertar de Domingos como cineasta, com Todas as Mulheres do Mundo e Edu Coração de Ouro. A elegância do preto e branco e o enquadramento refinado, de quem aprendeu com Truffaut, com planos que nunca seguem o bê-á-bá da cartilha e se baseiam mais na subjetividade dos personagens do que na historinha para contar.

Caio Blat guarda uma semelhança assombrosa com o jovem Domingos e entendeu em profundidade o romantismo febril do autor, sua fé no amor, na amizade, no encanto pelas mulheres e pela poesia.

Continua após a publicidade

Depois de um coma alcoólico, o herói desperta na cama, rodeado pelos companheiros que o acudiram durante o colapso. Emocionado, beija cada um dos presentes na boca, rapazes e moças, para concluir, em off, que vivera ali um dos momentos mais tocantes de sua passagem na Terra.

O apartamento ferve em intermináveis festas captadas em sequências dionisíacas. O militante consciente chega de São Paulo para converter os cariocas alienados. Jango mudará o país, diz ele. A turma escuta atenta, mas logo retorna ao arrasta-pé, à dolce vita das tertúlias existenciais, que é o que de fato a seduz.

A dor da paixão simultânea por três beldades, a traição da esposa com o melhor amigo, a confusão criativa do escritor, o embate com a família que sonha para ele uma vida decente e o saudosismo que explode em tecnicolor ao final da fita, numa praia ideal, onde o alter ego do autor assiste a seu bando desaparecer do quadro até abandoná-lo sozinho, ao sabor da memória.

Continua após a publicidade

Foi muito impressionante olhar para Domingos, na poltrona de seu escritório, admirando a si mesmo na tela; e ver aquela obra carregada de um frescor adolescente, dona de uma liberdade narrativa que não encontro em nenhum jovem diretor. Domingos traz a nouvelle vague na alma, intacta, gauche, como sempre foi por aqui.

A esbórnia de Barata Ribeiro 716 termina com o golpe de 64, o mesmo que quem viveu garante estar vivendo de novo. Um detalhe que dota a película de uma pertinência inquietante.

Hoje, somos todos políticos, sociais, econômicos, mas Domingos ensina que o existencial paira sobre todas as verdades. O que fica é a consciência do tempo, do amor, da arte e dos laços de afetividade.

Continua após a publicidade

Os letreiros finais de Barata Ribeiro 716 rodavam na tela quando o celular na bolsa tocou. Meu cônjuge avisava que Sergio Moro havia divulgado o grampo entre Lula e Dilma. Voltei para casa em meio à convulsão social mas trazendo Domingos no coração.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.