Imagem Blog

Faro na web Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

As NOVAS vozes da cena musical brasileira contemporânea
Continua após publicidade

Festival Faro 2018

Por trás de todo show, festival ou projeto cultural tem uma ralação insana de pessoas que se "doam" com um único objetivo: se expressar através da arte.

Por Fabiane Pereira
Atualizado em 17 jan 2018, 21h59 - Publicado em 17 jan 2018, 21h47

Numa madrugada insone, me peguei pensando por quê, meu Deus, a gente arruma tanta sarna pra se coçar. Eu podia só apresentar um programa de rádio voltado pra propagar a nova cena musical brasileira que tenho certeza já seria um grande feito. Mas não…inventei de promover mais uma edição do Festival FARO e tornei-me refém do Rescue.

Antes de seguir, dedico esta coluna a três grandes mulheres que conheci em 2017: Ana Garcia, Ana Morena Tavares e Melina Hickson. Elas são exemplos de curadoria feminina num mercado ainda dominado pelos homens mas com competência, leveza e muita dedicação fazem dos festivais Coquetel Molotov, Do Sol e Porto Musical importantes referências entre os independentes. Go girls!!

A 6a edição do Festival FARO vai acontecer dia 9 de março, no Circo Voador (RJ), e os ingressos já estão à venda aqui. O evento é uma extensão do FARO, programa apresentado por mim e que em 2018 completa dez anos no dial carioca. Eu não sei se você tem ideia do que é colocar no ar, toda semana, na grade de uma rádio comercial, um programa voltado exclusivamente para a nova produção musical brasileira mas posso garantir que, desde que comecei a apresentar o FARO, relativizo a expressão matar um leão por dia (rs!).

Este ano, o festival vai celebrar os encontros musicais e pretende propor uma diversidade de olhares, vozes, perspectivas e sentidos, buscando compreender as forças que constituem esse atual cenário. Em cima disso, o line up foi definido por mim em parceria com a equipe do Natura Musical. Teremos Cícero convidando Tim Bernardes, Carne Doce convidando Letícia Novaes e Liniker e os Caramelows com Larissa Luz.

Liniker e os Caramelows (divulgação/Facebook)

Antes, depois e nos intervalos dos shows, os cantores QINHO e ILLY, dois representantes desta nova cena vão comandar a pista de dança ao lado do DJ João Rodrigo.

Resumindo: por trás de todo show, festival ou projeto cultural tem uma ralação insana de dezenas de pessoas que se “doam” com o único objetivo de se expressar através da arte. E promover as mais diversas formas artísticas é investir no bem mais precioso do planeta: o ser humano. Por mais empresas privadas investindo em cultura, por mais sensibilidade pública para a área, por mais representatividade, por mais mulheres na curadoria musical e por públicos mais atentos. Viva o Rescue e evoé 2018!

 

*****

#verãonoRio: Baiana System na Fundição Progresso

Continua após a publicidade
Baiana System (divulgação/Facebook)

É bem provável que a esta altura você já tenha ouvido falar do Baiana System. Desde o lançamento do álbum “Duas cidades”, a banda baiana vem ganhando destaque no mundo da música. A apoteótica apresentação no último Rock in Rio deu projeção nacional ao grupo formado em 2009 por Russo Passapusso, Roberto Barreto e SekoBass.

A dificuldade em definir o estilo da banda é um dos principais atrativos em relação ao trabalho do coletivo. O grupo bebe de diversas fontes: da cultura da Bahia, com a presença da guitarra baiana; da África, com a percussão; e da Jamaica, com os sistemas de sound system. O discurso politizado também é outro ponto de destaque do Baiana System.

Sexta eles se apresentam na Fundição Progresso e eu garanto: é imperdível.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.