Imagem Blog

Fábio Barbirato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Psiquiatra infantil
Continua após publicidade

Que exemplo você está dando ao seu filho?

Nada ensina mais uma criança do que a observação do comportamento dos pais

Por Fabio Barbirato
Atualizado em 14 Maio 2021, 14h07 - Publicado em 4 Maio 2021, 09h58

O surgimento da pandemia de coronavírus surpreendeu a todos e, em questão de dias, isolou famílias inteiras em casa. A eterna desculpa da “falta de tempo” para a família cedeu espaço ao forçado convívio intenso. E assim, nos últimos meses testemunhamos pais que sentaram diante do computador para estudar com filhos disciplinas que não viam há décadas. Refeições à mesa, momento tão importante para que pais possam saber o que vai na cabeça dos filhos, que diria!, foram resgatados e se tornaram rotina. A pergunta que fica é: que exemplos as crianças aprenderam com os pais todos estes meses?

Crianças são como esponjas, boa parte do seu aprendizado vem da observação dos pais. Portanto, não se engane: a forma como você tem se comportado todos estes meses influirá diretamente no entendimento que seu filho tem do mundo e de como ele se lembrará deste período tão marcante da vida.

Uma vez no consultório, a mãe de um paciente reclamou que o filho mentia demasiadamente. Não tardou muito e o celular dela tocou. Diante de mim e do filho, ela não se sentiu intimidada em começar a mentir, dizendo ao interlocutor que estava em outro lugar, com outras pessoas. Quando ela desligou, pedi que a criança se retirasse por um instante e a questionei: como é que a senhora ainda quer que seu filho fale a verdade se ele assiste a senhora mentindo? Demonstrar empatia e respeito pelos outros é um valor fundamental. Lembre-se disso na próxima vez que for andar na praia sem máscara, ao lado do seu filho.

Se a pandemia pode ser um verdadeiro exercício de paciência neste convívio tão estreito, também é uma bela oportunidade de os pais ensinarem aos filhos que eles podem fazer a diferença. Há uma infinidade de campanhas de auxílio às camadas sociais mais atingidas pela crise sanitária. De dinheiro a medicamentos, de cesta básica a roupas, é possível prestar todo tipo de ajuda. Traga as crianças para perto neste tipo de ação social e, automaticamente, você estará incutindo nelas valores como solidariedade e compaixão.

Alguns pais de pacientes relatam que resgataram velhos hábitos no dia a dia, hobbies que haviam abandonado por pura falta de tempo, e agora resgataram com os filhos. Há aqueles que passaram a montar quebra-cabeças enormes com as crianças; outros foram inventar receitas na cozinha ou retomaram um projeto artístico ou se dedicaram à jardinagem. Não se trata do número de horas despendidos juntos, mas a qualidade deste tempo. Além disso, é uma bela oportunidade de reforçar com as crianças que felicidade não está atrelada às compras ou objetos materiais, mas sim ao prazer das pequenas coisas.

Continua após a publicidade

Por fim, um exemplo fundamental que os pais podem dar aos filhos é o de manter a palavra. Vale o que foi combinado. Se fizer uma promessa, cumpra. Se a criança fez uma promessa, cobre. Se por uma força maior for preciso rever o combinado, explique a razão disso, com clareza e honestidade.

Em um mundo regido por valores cada vez mais escusos, é gratificante saber que que estão sendo formadas crianças que dão importância à ética, à civilidade e à vida em sociedade.

Fabio Barbirato é psiquiatra pela ABP/CFM  e responsável pelo Setor de Psiquiatria Infantil do Serviço de Psiquiatria da Santa Casa do Rio. Como professor, dá aulas na Pós Graduação em Medicina e Psicologia da PUC-Rio. É autor dos livros “A mente do seu filho” e “O menino que nunca sorriu & outras histórias”. Foi um dos apresentadores do quadro “Eu amo quem sou”, sobre bullying, no “Fantástico” (TV Globo).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.