Clique e assine com até 65% de desconto
Fabiano Serfaty Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc Saúde, prevenção, tratamento, dieta, bem-estar, tecnologia, inovação médica e inteligencia artificial com base em evidências científicas

Como fazer quatro receitas low carb saudáveis em 5 minutos

O passo a passo de delícias como risoto, brigadeiro branco e pão de queijo que não engordam

Por Fabiano Serfaty Atualizado em 15 jul 2020, 21h50 - Publicado em 8 jul 2020, 20h54

Ser saudável não é difícil, tampouco precisa ser caro e pesar no bolso. No entanto, tornou-se um elemento valioso, mais do que nunca, diante de uma pandemia que põe à prova a nossa imunidade. Mas diante da correria em meio à tripla jornada em tempos de coronavírus, criar algo prático e nutritivo (variando o cardápio para não enjoar) é sempre um desafio.

Simplificar e desmistificar este conceito de que comer bem dá trabalho é nosso primeiro passo para uma vida mais equilibrada e uma saúde mais imune. Por isso, reuni três receitas que fazem sucesso entre meus pacientes (um percurso completo, com aperitivo, principal e sobremesa), e convidei meu amigo e  chef, Daniel Brito, para elaborar um risoto low carb – fácil de fazer, claro, para o almoço ou o jantar.

Hipócrates, o “pai da medicina” foi certeiro ao afirmar – e reforçar – a relação intrínseca entre aquilo que comemos e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, para citar dois exemplos. A partir de sua célebre citação, “que seu remédio seja seu alimento e seu alimento seja o seu remédio”, reitero como médico que o caminho para um corpo são e uma mente sã é mais simples do que muita gente pensa e sobretudo, acessível para todos. Afinal, nada melhor do que o alimento de verdade para nos nutrir, prevenir e até salvar em qualquer época da trajetória humana. Bom apetite!

Pão de queijo low carb
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sopa de requeijão
6 colheres de sopa de leite em pó integral
1 colher de chá de fermento.
Preparo
Bata o ovo e acrescente todos os outros ingredientes, menos o leite. Coloque 2 colheres de leite e misture. Coloque mais 4 colheres de sopa de leite e misture. Coloque em formas de silicone e leve ao forno baixo, já pré-aquecido. Espere esfriar e está pronto para comer

Panqueca low carb
Ingredientes
3 ovos
3 colheres de sopa de farinha de amêndoas
1 pote de queijo cottage ou ricota
Adoçante ou sal na quantidade desejada
Preparo
Inicie retirando a película da gema e bata muito bem os ovos. Acrescente o queijo cottage e a farinha de linhaça, formando uma mistura homogênea que será a massa da panqueca. Coloque um fio de óleo de coco na frigideira e coloque a massa. Cozinhe em fogo baixo para não queimar a massa, então a panqueca “diferente” está pronta para servir.

Continua após a publicidade

Risoto de legumes com salada refrescante (por Daniel Brito, chef de cozinha)
Rendimento 6 porções

Ingredientes da base do risoto
200 g de couve-flor (aproximadamente meia-cabeça)
50 g de brócolis (cerca de três floretes)
50 g de champignon de paris fresco (cerca de quatro unidades)
50 g de shiitake (1 shiitake grande)
100 g de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
50 ml de vinho branco
Tomilho a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto

Para finalizar:
1 alface crespa
1/2 abobrinha ralada
1/2 pepino ralado
limão a gosto
Fio de azeite para temperar

Modo de preparo:
Cortar a couve-flor e o brócolis em pedaços bem pequenos para ficarem com um tamanho parecido com arroz. Cortar os cogumelos em cubos médios e deixar o alho bem picado.
Em uma panela colocar um fio de azeite e refogar o alho. Quando o alho “cheirar”, colocar o vinho branco. Quando o volume reduzir pela metade, coloque os cogumelos e o tomilho picado. Quando murcharem, acrescente o brócolis e a couve-flor. Refogue por 1 minuto e coloque 100 ml de água ou caldo de legumes. Quando esse caldo ferver, tire-o do fogo, coloque o queijo e misture vigorosamente até emulsionar a mistura. Ajuste com sal e pimenta a gosto. Sirva com uma salada de alface, abobrinha e pepino ralados por cima. Tempere a salada com limão e azeite

Brigadeiro branco low carb
Ingredientes
4 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de adoçante em pó e 2 gotas de essência de coco
Preparo
Misture o leite em pó e o adoçante. Acrescente o leite líquido e a essência. Leve ao fogo médio até o ponto de brigadeiro (quando estiver soltando do fundo da panela). Enrole em bolinhas.

Continua após a publicidade
Publicidade