Imagem Blog

Fabiano Serfaty Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiano M. Serfaty, clínico-geral e endocrinologista, MD, MSc e PhD.
Saúde, Prevenção, Tratamento, Qualidade de vida, Bem-estar, Tecnologia, Inovação médica e inteligência artificial com base em evidências científicas.
Continua após publicidade

O AÇÚCAR E SEUS DENTES

O grande vilão odontológico continua facilmente encontrado e consumido na sociedade. O açúcar, principalmente o refinado, é o maior responsável por cáries dentárias. Porém a cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial. Não basta só o açúcar para o desenvolvimento da doença. PH salivar, microbiota (bactérias) e fatores individuais do indivíduo são também responsáveis. Algumas dicas […]

Por fernanda
Atualizado em 25 fev 2017, 18h45 - Publicado em 12 mar 2014, 16h59

O grande vilão odontológico continua facilmente encontrado e consumido na sociedade. O açúcar, principalmente o refinado, é o maior responsável por cáries dentárias. Porém a cárie é uma doença infecto-contagiosa multifatorial. Não basta só o açúcar para o desenvolvimento da doença. PH salivar, microbiota (bactérias) e fatores individuais do indivíduo são também responsáveis.
Algumas dicas para se conviver com o açúcar mantendo a saúde bucal:

• Dar preferência ao consumo de açúcar após as grandes refeições. Nesse momento o fluxo salivar está mais intenso e a saliva é um importante protetor e lubrificante da cavidade oral, inclusive contra cáries.

• A melhor higiene bucal deve ser realizada antes de dormir. No período do sono, a quantidade de saliva diminui e ficamos mais susceptíveis a desenvolver lesões cariosas.

• Após a ingestão de açúcar, se uma higiene correta com escovação e fio dental não for possível, antes de passarem 20, 30 minutos, faça pelo menos um bochecho, com água mesmo se for o caso, para eliminar e desorganizar a substância de dentro da boca.

Continua após a publicidade

DR. MICHEL GHELMAN
Cirurgião-Dentista
Especialista em Prótese Dentária e Implantodontia
Diretor médico da Clinica Ghelman Dentistas

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.