Imagem Blog

Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Fabiane Pereira, jornalista
Continua após publicidade

“A História do Disco”, um podcast para quem gosta de música

Comandando pela gaúcha Bruna Paulin, cada episódio recebe convidados que falam sobre sua relação emocional com a música

Por Fabiane Pereira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jun 2021, 12h42 - Publicado em 4 jun 2021, 12h41

Estamos na era de ouro dos podcasts no Brasil, não é mesmo? A esta altura do campeonato, todo mundo tem um podcast preferido. Muitos destes conteúdos em áudio surgiram durante a pandemia, uns nasceram como forma de distração, outros surgiram na intenção legítima de desengavetar projetos e, há ainda, aqueles que estrearam por senso de oportunidade. O fato é que nunca se ouviu tanto conteúdo como agora.

Só essa semana, participei, como convidada, de dois. Aproveito para indica-los aqui: Esquizofrenoias e Quarta Capa. Também esta semana foi ao ar a segunda parte da entrevista que a comunicadora e artista gaúcha Bruna Paulin fez com o músico e apresentador Charles Gavin em seu ótimo A História do Disco.

 

Charles Gavin
Charles Gavin (divulgação/Internet)

 

O assunto com Gavin rendeu tanto que Bruna optou por dividir o episódio em duas partes e nelas, ele fala sobre sua relação afetuosa com Led Zeppelin IV, o antológico quarto álbum de estúdio da banda britânica. A História do Disco está no ar desde setembro do ano passado e traz narrativas plurais que orbitam em torno do universo da música. Da produção de álbuns dos mais variados estilos a memórias afetivas passando por momentos marcantes da história da música, tudo vira assunto.

“Todo disco tem uma história, seja ela de como foi criado, seja da primeira vez que o ouvimos”, declara a Mestre em Comunicação pela PUCRS, onde desenvolveu pesquisa sobre as bandas The Beatles e The Rolling Stones e a construção das imagens das duas bandas através de periódicos britânicos. “A História do Disco é resultado de anos de pesquisa na área, somados ao meu lado entrevistadora e apresentadora, que é uma das atividades profissionais que tenho me dedicado mais nos últimos anos”, revela.

Com mais de 2000 minutos de conteúdo no ar, o podcast já recebeu personalidades ilustres – inclusive esta que vos escreve – e há algumas semanas, o conteúdo criado por Bruna está entre os mais ouvidos no ranking do Spotify. No final de 2020, A História do Disco, ficou entre os 111 podcasts de música mais ouvidos do ano em todo Brasil pelo Spotify. “O que mais me encanta no programa é que a relação emocional com a música é algo realmente muito incrível. Cada convidado traz um relato totalmente diferente de como se relaciona, como consome, o que deixa marcas”, explica.

Além dos episódios em podcast, é possível acompanhar o projeto através do perfil no Instagram (@ahistoriadodisco) onde a pesquisadora traz relatos de coleções, dicas de lojas de discos pelo mundo e diversas curiosidades. Episódios inéditos vão ao ar toda quarta e está disponível em dez plataformas de streaming. Fica a dica

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.