Clique e assine por apenas 3,90/mês
Confesso que Comi Por Blog Blog de gastronomia

No Dia dos Namorados, faça você mesmo

A próxima quarta, 12 de junho, promete ser um dia farto para donos de restaruantes, que terão seus salões lotados por casais apaixonados em comemoração ao Dia dos Namorados. Mas, assim como acontece com outras datas comemorativas, todo o romantismo do encontro pode ir por água abaixo se precedido de uma longa espera (inevitáveis para […]

Por fabiocodeco - Atualizado em 25 fev 2017, 19h05 - Publicado em 8 jun 2013, 21h11

A próxima quarta, 12 de junho, promete ser um dia farto para donos de restaruantes, que terão seus salões lotados por casais apaixonados em comemoração ao Dia dos Namorados. Mas, assim como acontece com outras datas comemorativas, todo o romantismo do encontro pode ir por água abaixo se precedido de uma longa espera (inevitáveis para quem não fez reserva) ou se ele se der em um ambiente demasiadamente cheio. Uma maneira de evitar os transtornos e ainda impressionar o seu par é transeferir o programa para o conforto do lar, com um jantar preperado por você mesmo. Não é romântico? Para dar um incetivo, pedi a três chefs que me mandassem receitinhas gostosas e fáceis de preparar – afinal, a ideia é não se estressar. O resultado é um menuzinho bastante apetitoso, com direito a entrada, prato e sobremesa. Arregace as mangas, ponha o avental e voilà!


SALADA TAILANDESA DE CAMARÃO E MANGA (Yam kung mamuang)

Por David Zisman, do Nam Thai

Ingredientes

Salada

200 g de camarão médio

1 manga

hortelã

coentro

 

Molho tailandês

1 pimenta dedo de moça

1 alho picado

3 colheres (sopa) de molho de peixe tailandês

3 colheres (sopa) de suco de limão

1 colher (sopa) de açúcar

 

Modo de preparar

Salada

Cozinhe o camarão em água fervente com um pouco de sal até ficar rosado. Esfrie em água e coloque numa travessa. Corte a manga em cubos e misture ao camarão. Acrescente folhas de hortelã e coentro a gosto.

Molho tailandês

Tire as sementes da pimenta, corte-a em rodelas e moa num pilão junto com o alho. Em seguida, acrescente os outros ingredientes e misture.

 

Montagem

Disponha a salada em uma tigela, reque com o molho e decore com folhas de hortelã.

 


RISOTO DE LIMÃO SICILIANO COM MASCARPONE E SALMÃO

Por Nanda de Lamare, do Gula Gula

Ingredientes

Risoto

20g de cebola

10 g de azeite

20 g de manteiga

180 g de arroz arbório

100 g de vinho branco

500 ml de caldo de legumes

30 ml de suco de limão-siciliano

Raspas de um limão-siciliano

60g de mascarpone

60g de parmesão

 

Salmão

220 g de filé de salmão

20 g de gergelim preto

20 g de gergelim branco

Sal

Continua após a publicidade

Pimenta do reino

 

Modo de preparar

Risoto

Refogue a cebola na manteiga e no azeite, acrescente o arroz e puxe por meio minuto. Em seguida, coloque o vinho branco e deixe evaporar um pouco. Vá acrescentando o caldo e mexendo, até que fique al dente. Acrescente o mascarpone, o parmesão, o suco de limão, as raspas e misture. Acerte o sal.

Salmão

Misture os dois tipos de gergelim e reserve. Tempere o salmão a gosto e grelhe rapidamente para não cozinhar demais (o peixe deve quase mal passado por dentro). Em seguida, passe os filés do peixe no misto de gergelim.

Montagem

Disponha o risoto num prato fundo e, sobre ele, no centro, o salmão envolto em gergelim.

 

 

BIGNOLATA RIPIENA CON CREMA AL LIMONE E CHOCOLATO CALDO

Por Donato di Giuseppe, do Gero

Ingredientes

Carolinas

50 ml de água

1 g de sal

35 g de mantega

35 g de farinha de trigo

50 g de ovo

 

Calda de chocolate

50 g de chocolate amargo

25 g de creme de leite

 

Creme de limão

65 ml de leite

5 g de açúcar

5 g de manteiga

Raspas de 1 limão siciliano

1 gema

65 g de açúcar

6 g de farinha de trigo

 

Montagem

Duas bolas de sorvete de creme

 

Modo de Preparar

Carolinas

Numa panela, coloque a água, o sal e a manteiga. Leve ao fogo. Dilua a farinha em um pouco de água e, quando ferver, acrescente à panela, mexendo bem para não deixar empelotar. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, coloque a mistura numa batedeira, ligue e acrescente os ovos, um a um.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro com o bico liso. Sobre um tabuleiro untado com manteiga, forme bolinhas pequenas. Leve ao forno para assar a 175 graus, por 12 minutos. Diminua a temperatura a 160 graus e asse por mais 5 minutos (ou até que as carolinas tenham inchado e adquirido coloração levemente dourada).

 

Calda de chocolate

Ferva o creme de leite e adicione o chocolate amargo picado. Mexa bem até forma uam calda bem homogênea e lisa.

 

Creme de limão

Numa panela, coloque o leite e as raspas de limão. Leve ao fogo e deixe ferver. Numa vasilha, bata a gema com o açúcar, adicione a farinha e bata mais para incorporar. Despeje esta mistura no leite fervendo e diminua o fogo. Deixe cozinhar por cinco minutos. Reserve para esfriar.

Montagem
Recheie as mini-carolinas com o creme de limão. Em um prato, coloque uma bola de sorvete de creme e, em volta, as carolinas recheadas. Decore com a calda de chocolate e hortelã.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade