Imagem Blog

Cervejinha Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Da produção aos estilos, tudo que você precisa saber sobre o universo das cervejas especiais, por Carolina Barbosa
Continua após publicidade

DUM Cervejaria lança o filme ‘Petroleum é nosso’ no Rio

Com entrada gratuita, a exibição do documentário ocorrerá em quatro bares cariocas entre sexta (10) e segunda (13)

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 nov 2017, 13h30 - Publicado em 2 nov 2017, 17h04
Nos bastidores do longa: os três sócios da marca (DUM/Divulgação)

Entre sexta (10) e segunda (13), a curitibana DUM Cervejaria, empreitada dos amigos Murilo Foltran, Luiz Felipe Araujo e Júlio Moutinho, lança em quatro bares no Rio o documentário “Petroleum é nosso: a ebulição da cerveja artesanal no Brasil”. Em parceria com a Bio4, as exibições, com entrada grauita, passarão por pontos cervejeiros como a Fábrica Nômade, o Pub Escondido, CA, o Botto Bar (da Praça da Bandeira) e A Fonte Choperia (veja abaixo os dias e horários em cada casa). 

Com 85 minutos de duração, o filme, dirigido por Luiz Felipe Araujo (sócio da marca e cineasta), retrata a trajetória do rótulo Petroleum, uma potente e premiada imperial oatmeal stout, com adição de cacau e aveia, e 12% de teor alcoólico. Para narrar a história da receita, que passou a ser produzida por duas cervejarias brasileiras (a DUM e a mineirs Wäls), o roteiro, de Fernando Marés, se vale de depoimentos de cervejeiros e um vasto material oriundo de diversas fontes, a exemplo de cobertura de festivais, reportagens televisivas, brassagens entre amigos e até vídeos de degustação.

José Felipe (ao centro), da Wäls, entre Luiz Felipe e Murilo Foltran, da DUM (DUM/Divulgação)

Viabilizado com o apoio de 555 pessoas de dezoito estados brasileiros, a partir de um crowdfunding lançado na plataforma Catarse, o longa mostra ainda a redescoberta do processo artesanal por uma geração de cervejeiros ávida por revolucionar o segmento e produzir suas criativas fórmulas em escala comercial, o que tornou-se possível com o aquecimento do mercado. Além disso, traça um panorama do renascimento setor cervejeiro no país, do assédio dos grandes grupos às microcervejarias artesanais e retrata a trajetória de alguns dos renomados fundadores de icônicas marcas nacionais, como Marcelo Carneiro, da Colorado (Ribeirão Preto, SP).

Continua após a publicidade
Marcelo Carneiro, fundador da Colorado, em entrevista a Luiz Felipe, sócio da marca e diretor do longa (DUM/Divulgação)

SERVIÇO:

Sexta (10), às 21h

Fábrica Nômade – Av. Ten-Cel. Muniz de Aragão, 104 – Freguesia (Jacarepaguá)

Continua após a publicidade

 Sábado (11), às 21h

Pub Escondido – Rua Aires de Saldanha, 98 – Copacabana

Domingo (12), 15h30
Botto Bar – R. Barão de Iguatemi, 205 – Praca da Bandeira

 Segunda (13), às 20h30
A Fonte Choperia – R. Carlos Galhardo, 85 – Recreio dos Bandeirantes

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.