Clique e assine por apenas 3,90/mês
Bruno Chateaubriand Por Bruno Chateaubriand, jornalista

Daniel Coimbra: “Abafamento da pele pode provocar alergias”

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia dá dicas de como atenuar irritações provocadas pelo uso de máscara

Por Bruno Chateaubriand - Atualizado em 21 set 2020, 21h09 - Publicado em 21 set 2020, 18h05

 

O uso da máscara de proteção abafa a região inferior do rosto, ocasionando o aumento da oleosidade no local, podendo levar ao desenvolvimento de acne e piora na rosácea ou alergias da pele. Com todo estresse e incertezas que as pessoas estão vivendo nesse período, que acabam influenciando diretamente em nossa qualidade de vida, pode-se associar o estresse e o abafamento da região como o aparecimento de acnes, irritações e alergias na área abafada.

A região da boa e nariz são áreas mais contaminadas, com maior concentração de bactéria. Com o uso da máscara, esse ambiente abafado, embaixo dela, pode aumentar a proliferação dessas bactérias como, por exemplo, do estafilococos, que pode levar à algumas infecções da pele nessa área.

Segundo o dermatologista Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a principal recomendação é trocar a máscara com mais frequência e lavá-la quando ela for reutilizável, para evitar a proliferação bacteriana. A higiene sempre será a principal recomendação. “Lavar muito bem a pele, sempre que retirar a máscara é fundamental. Fazer a hidratação da pele pode auxiliar a  diminuição de problema de rosácea na área. Porém, a recomendação é que a hidratação seja feita com produtos mais leves, de preferência em sérum”, explica Daniel Coimbra. “A outra dica é, quem está apresentando irritação nessa área do rosto causado pelo uso de máscara, evitar usar ácidos mais fortes à noite, dando sempre preferência por produtos mais leves ou menos irritantes, que darão proteção contra essas doenças dermatológicas causadas pelo uso de máscara. O uso do filtro solar, diariamente em toda face, mesmo com a máscara é fundamental ”, complementa.

Para acalmar a pele já irritada, Dr. Daniel Coimbra tem uma dica fácil de seguir, “O chá de Camomila gelado é um excelente calmante para a pele. Fazer compressas do chá gelado no rosto é uma ótima receita caseira para deixar a pele mais calma. Quem tiver em casa água termal, fazer o uso logo após lavar o rosto também ajuda a cuidar das peles mais irritadas”, finaliza.

Continua após a publicidade
Publicidade