Imagem Blog

Beco do Becoza

Por Juarez Becoza, repórter de gastronomia popular e caçador de botequins Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Buteco do Portuga é bicampeão do Concurso Comida di Buteco

Bar de Nova Iguaçu leva seu segundo título em três anos de participação no concurso, com petisco saboroso e cenográfico à base de aipim e bacalhau

Por Juarez Becoza
Atualizado em 16 set 2021, 20h26 - Publicado em 15 set 2021, 19h00
Com o cenográfico Roupa Velha, o Buteco do Portuga venceu pela segunda vez o Comida di Buteco no Rio
Com o cenográfico Roupa Velha, o Buteco do Portuga venceu pela segunda vez o Comida di Buteco no Rio (CdB/Divulgação)
Continua após publicidade

O Concurso Comida di Buteco tem o seu novo papa-títulos. Numa cerimônia fechada, sem festa, sem convidados e sem jornalistas no Museu do Amanhã – em clima bem diferente dos que marcaram os últimos 20 anos do evento, mas de acordo com as restrições e cuidados que a pandemia ainda nos impõe – o evento anunciou agora há pouco seus grandes vencedores da edição de 2020 no Rio de Janeiro, adiada para este ano. E o Buteco do Portuga foi novamente campeão. Pela segunda vez em três anos, com um vice-campeonato no meio. O petisco deles deste ano esse repórter confessa que ainda não provou, mas a julgar pela receita – e pelo visual – é pelo menos muito divertido. Trata-se do Roupa Velha, um trio de bolinhos de aipim recheados com bacalhau desfiado. Tudo servido num prato representando uma lavanderia, com roupas de criança no varal e os molhos em baldes ao lado do tanque, onde ficam os bolinhos.

Anick Faria e Paulo Faria, o casal de donos do Buteco do Portuga: dois campeonatos e um vice
Anick Faria e Paulo Faria, o casal de donos do Buteco do Portuga: dois campeonatos e um vice (Madame Resenha/Divulgação)

A vocação cenográfica dos petiscos sempre foi uma vocação do Buteco do Portuga, que em 2018 ganhou, logo em seu ano de estreia, com um prato em homenagem a Cabral (o descobridor, não o ex-governador) servido em caravelas por garçons vestidos de portugueses do século 16. Um talento esse bar, que mais uma vez mostra a força da gastronomia popular do subúrbio.

O aipim, aliás, estava presente também em pelo menos dois outros premiados da noite. O segundo lugar foi para o bar Folia do Boi, do Cachambi, com o petisco Folia no mar: casquinhas de aipim com camarões grelhados ao creme. Já o terceiro colocado foi o veteraníssimo Cine Botequim, que atacou de “Eu, Tu, Eles”, uma homenagem ao filme de Andrucha Wadington com Regina Casé na forma de copinhos de aipim recheados de moela na cerveja escura, com queijo gratinado.

O quarto lugar foi para a Taberna 564, do Cosme Velho, e o quinto prêmio ficou com a Pasta da Nona, de Duque de Caxias. Esses dois últimos, estreantes no concurso.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.