Privatização das praias: como surgiu a treta entre Luana Piovani e Neymar
Os dois trocaram xingamentos nas redes por conta de uma PEC; confusão envolveu ainda o humorista Diogo Defante e o surfista Pedro Scooby, ex-marido da atriz
Desde a última quinta (30), Luana Piovani e Neymar estão protagonizando uma briga nas redes sociais, por causa da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2022, a PEC das Praias, que tem como objetivo retirar da União a propriedade exclusiva sobre os chamados terrenos de marinha, as áreas na costa marítima brasileira, incluindo as praias e o contorno de ilhas.
A PEC é criticada pelo risco de privatização de praias e a ocupação desenfreada das áreas beira-mar. Ela foi aprovada na câmara e segue para votação no senado. Com isso, foi criada uma campanha contra a proposta nas redes sociais envolvendo atrizes, ambientalistas e influenciadores.
+ Baita emoção! Intérprete de libras rouba a cena no show de Djavan na praia
Na quinta (30), Luana publicou uma série de vídeos em suas redes pedindo que seus seguidores se posicionem contra a PEC. “Lembra que eu falei que é difícil ser cidadã no Brasil? É a mesma coisa, é o que eu estou querendo dizer. Como é que a gente tem que batalhar por não privatizar praia?”, disse ela.
Após a aprovação da PEC na Câmara, internautas resgatam um vídeo divulgado por Neymar na semana anterior, em que ele anuncia uma parceria com uma incorporadora para um projeto apelidado de “Caribe brasileiro”, que vai ter imóveis de luxo beira-mar.
O condomínio vai ocupar um trecho de cem quilômetros da costa entre os litorais Sul de Pernambuco e Norte de Alagoas. Diversas pessoas começaram a apontar que o empreendimento seria beneficiado com mudança na regra pela PEC.
Luana Piovani, então, criticou Neymar em um vídeo nas redes. “Se não bastasse ser péssimo pai, péssimo homem, ele ainda quer ganhar o título de péssimo cidadão. Que vergonha desse ser! Como a gente tem que batalhar para não privatizar praias? E vem aí esse ignóbil desse ex-ídolo, porque ele realmente fez muita coisa pelo Brasil. Senão ele não era quem é hoje”, disse a atriz.
+ Leandrinho x Samara Felippo: Justiça manda bloquear contas do ex-atleta
O jogador rebateu, xingando Luana em um vídeo. “Acho que abriram a porta do hospício e soltaram uma louca aí que não solta o meu nome da boca. Quem trabalha no hospício que ela estava vai atrás dela que tá complicada. Acho que ela tá querendo alguma coisa comigo, não tira meu nome da boca. Quer ser famosa, filha? Seu tempo já foi, já. Era uma ótima atriz, não tenho nada para falar de você, mas agora tem que enfiar um sapato na sua boca porque só fala m***”, diz um trecho.
Após a publicação, a atriz também se prounciou, dizendo: “Cala a boca, Neymar. Por que todo homem sem argumento tem que chamar a mulher de louca?“.
+ O que acontece na última temporada da série Dom, da Amazon Prime
Depois da resposta, na sexta (31) o jogador voltou a falar da atriz em suas redes. No X, ele postou as notas da incorporadora e de sua empresa que negam que o empreendimento no Nordeste se beneficie da PEC e completou: “Entenda o caso MAL AMADA FALASTRONA! Se preocupa tanto com o Brasil e mora em Portugal. Agora entendo teus filhos querer [sic] passar mais tempo com o pai do que com você“.
https://x.com/neymarjr/status/1796485435864326548
O rapper Oruam tomou as dores do jogador na confusão e pediu que seus seguidores atacassem a atriz, em um vídeo em que a chama de “velha maluca”. “Meus fãs malucos! Vai no Instagram da Luana Piovani, xinga ela de tudo que é nome. Com Neymar ninguém mexe. Xinga ela, vou deixar o Instagram dela”, convocou.
+ Polin in Rio: atores da série Bridgerton provam até a caipirinha do Sat’s
O humorista Diogo Defante também se envolveu na polêmica. Ele viralizou ao postar no X (antigo Twitter): “Privatiza a cabeça do meu p**.” Neymar não gostou nada e usou os stories do Instagram para responder, postando uma foto de Defante e jogando na cara que ele já havia sido recebido em sua casa.
“Cuidado pra quem você abre a porta da sua casa, esse cidadão aí pediu pra amigos pra me conhecer. Como era fã e achava super gente boa, pedi pra que levasse ele em casa. Foi super bem recebido, assistiu filme na minha casa, brincou, conheceu minha intimidade com a minha família e amigos e quase todo programa me liga pra ganhar ibope… FANFARRÃO, OTÁRIO!”, xingou.
+ Carioca Nota 10: Luiz Octavio Lima desenvolve ações em escolas públicas
Defante pediu desculpas para o craque nas mensagens privadas do Instagram e Neymar postou os prints da conversa, com a frase “estamos em paz”. “Tá perdoado”, escreveu o jogador para Defante. “Ufa! Pelo amor de Deus, lek, tava mal da cabeça aqui. Te amo porr*. Fiz m***, reconheço”, diz o humorista.
“Filho da p***, quer brincar com tudo, p***. Me pegou no dia errado. Joga logo liguei o f***-se, hahahahaha”, respondeu o atleta. “Sim! Eu vi! P****! Fiquei péssimo. Mas entendi teu lado, geral te pilhando. Mas vai dar nada, lek”, comentou Defante.
+ Bons ventos: clube Marimbás elege uma das primeiras comodoras do Brasil
Botando mais lenha na fogueira, no sábado (1º) Luana Piovani fez um vídeo em que cobra um posicionamento de seu ex-marido, Pedro Scooby, que é ex-surfista profissional. “Eu quero saber o que o Pedro acha disso. Porque ele é amigo do ignóbil, mas ele vive de praia. Ele é a favor ou ele é contra a privatização das praias, essa PEC aí? Vocês não estão curiosos para saber, não? Eu tô”, disse ela.
Scooby, então, se pronunciou nos stories do Instagram. “Acho que não existe nenhum surfista a favor de privatização de praia, mas o buraco é mais embaixo. Não é só essa PEC, são muitos outros problemas que podem afetar o nosso futuro”, disse ele.
+ Terapia em dia: Rebecca Andrade prepara corpo e mente para Olimpíadas
“Eu, como surfista, virei logo cedo um amante e defensor da natureza, mas prefiro apoiar quem realmente entende do assunto. Se quiser, siga também a Eu Oceano“, prosseguiu ele, marcando a iniciativa voltada à conservação marinha, uma das primeiras a se posicionar contra a PEC. Depois disso, internautas ainda resgataram uma foto do ex-casal com o jogador de futebol.
Em nota enviada à Folha de S. Paulo, a equipe do jogador do Al-Hilal confirmou que vai levar o caso para a justiça. “O nosso cliente Neymar Jr se pronunciou justamente para não dar voz e ouvidos a uma especulação desconexa, encerrando o assunto. Os devidos reparos, contudo, serão discutidos no palco e no momento adequado”, diz o texto.
+ Clique de autoestima: fotógrafa retrata beleza feminina sem filtros
O craque apagou todas as mensagens ofensivas que havia postado contra Luana Piovani e Diogo Defante. Já a atriz seguiu compartilhando memes sobre o caso (como um homem que cobriu o nome de Neymar com o nome dela em uma camisa do Brasil), posts em apoio a ela e vídeos contra a PEC das Praias.
Neymar já havia se envolvido em uma polêmica na questão ambiental em 2023, quando foi multado em 16 milhões de reais por iniciar a construção de um lago artificial em sua propriedade em Mangaratiba (RJ) sem a licença ambiental. O jogador recorreu na Justiça e conseguiu reverter a multa.