Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Morre o fundador da rede de lanchonetes Bob’s, pioneira do fast-food no Brasil

Norte-americano Bob Falkenburg era campeão de tênis em Wimbledon e veio para o país ao se casar com uma socialite brasileira

Por Kamille Viola Atualizado em 12 jan 2022, 19h04 - Publicado em 12 jan 2022, 13h52

Morreu na última quinta (6) o empresário e campeão de tênis Bob Falkenburg, fundador da rede de lanchonetes Bob’s. O norte-americano tinha 95 anos e estava em sua casa, em Santa Ynez, na Califórnia. Segundo a família, ele morreu de causas naturais.

+ Lua Crescente em Áries: em lugar de correria… calma

Falkenburg foi campeão nacional de tênis dos Estados Unidos e, por duas vezes, venceu o tradicional torneio de Wimbledon: em 1947, em dupla, ao lado de Jack Kramer, e em 1948, no individual. Participou de seu último Grand Slam em 1955, quando já morava no Brasil. Em 1974, passou a fazer parte do Hall da Fama do esporte.

Compartilhe essa matéria via:

Nascido em Nova York, Falkenburg era filho de um engenheiro de usinas que viajava ao Brasil a negócios com frequência, trazendo a família junto. Numa dessas viagens, em 1946, conheceu a socialite carioca Lourdes Mayrink Veiga Machado. Os dois se casaram no ano seguinte. Em 1950, se mudaram definitivamente para o Brasil, onde tiveram dois filhos: Bobby Falkenburg (que foi casado com a atriz Sylvia Bandeira) e Claudia Falkenburg,

Continua após a publicidade

+ Cinco motivos para assistir à série documental O Canto Livre de Nara Leão

Em 1951, inaugurou a Falkenburg Sorveteria Ltda., na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana, depois de comprar o maquinário e os direitos para a franquia no Brasil de um amigo que possuía uma rede de lojas nos Estados Unidos. No início, vendia somente sorvete de baunilha, receita também trazida de seu país. Depois, introduziu no cardápio itens sundae, milk-shake, hot-dog e hambúrguer, novidades apresentadas aos cariocas por ele. Em 1956, abriu a segunda loja, em Ipanema.

+ Djokovic: verdade ou consequência?

O Bob’s se tornou a primeira rede de fast-food do país e foi praticamente a única do gênero até o fim da década de 1970, quando o McDonald’s aportou por aqui. Chegou a ter mais de 1.000 lojas. Hoje, são cerca de 800 no Brasil, além de franquias no Chile e em Angola. Em 1972, Bob Falkenburg voltou para os Estados Unidos. Em 1974, vendeu a marca para uma multinacional. Ainda rodou pela América do Norte e Europa participando de competições de golfe, seu segundo esporte.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Publicidade