Mário Frias perde ação contra o ator Armando Babaioff: entenda o caso
Secretário pedia danos morais por comentários do artista sobre ele. Justiça entendeu que, por ocupar cargo público, ele está sujeito ao "escrutínio popular"
Mário Frias, secretário especial da Cultura, perdeu a ação de danos morais que moveu contra Armando Babaioff. Em 2021, o ator chamou Frias “racista”, “bosta” e “sem talento”, após ele escrever no Twitter que o historiador e ativista Jones Manoel, que é negro, “precisava de um bom banho”.
+ Maria Helena, a eterna porta-bandeira da Imperatriz, morre no Rio
Na época, Jones disse que Frias cometia seu “crime de racismo diário”. Babaioff também respondeu à postagem. Com a repercussão negativa, Frias acabou apagando a publicação.
O 6º Juizado Especial Cível de Brasília julgou o pedido improcedente, afirmando que a crítica de Babaioff era uma opinião pessoal e que Frias é uma figura “política que é ocupador de cargo público”, e, por isso, está sujeito ao “escrutínio popular”.
+ Quem é a sambista da Paraíso do Tuiuti que viralizou na Internet?
A decisão frisa, ainda, que “é notório em nosso país que há a incorreta e lamentável associação de afro-descendentes a aspectos negativos, tais como a sujeira”. Ainda cabe recurso para se recorrer da decisão. Caso isso não aconteça, a ação será arquivada.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui