Instituto fundado por jogador Vinicius Jr oferece aulas antirracismo
Equipe usa como exemplo a vivência do craque para preparar professores e diretores de escolas municipais
Coordenado pelo professor Allan de Souza, é um trabalho que vem sendo desenvolvido há quatro meses e aborda temas como a solidão da criança negra no ambiente escolar, a sutileza do racismo nas brincadeiras, como o racismo atravessa as pessoas, e como ser um educador antirracista.
O programa é voltado para professores da rede pública, que aprendem a identificar situações racistas e a combatê-las junto com as crianças no dia a dia. “Fizemos duas oficinas para as professoras da rede municipal do Rio de Janeiro, em escolas que já são atendidas pelo Instituto Vini Jr. Estamos trabalhando agora no desenvolvimento de um manual de Educação Antirracismo na Prática e montando um planejamento para difundir as oficinas para outras escolas da rede pública de todo o país”, informa o instituto através das redes sociais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já ocorreram oficinas com diretores e professores de escolas municipais nas comunidades de Kelson’s e na Providência, no Centro. A ideia veio da vivência do próprio Vinicius Jr., que vem sendo alvo de violento racismo na Espanha, com a constatação de que 80% das crianças do país estudam em escola pública, são pretas na maioria e sofrem de alguma forma com o racismo.